fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Trabalhadores do setor plástico acendem alerta de greve

Trabalhadores das empresas PAM Plásticos e Tutiplast Indústria e Comércio iniciaram os trabalhos uma hora após o horário de início de expediente.

1 de dezembro de 2021

Compartilhe

Sem acordo na CCT, trabalhadores do setor plástico acendem alerta de greve (Foto: Divulgação)

Trabalhadores da indústria de material plástico acenderam alerta de greve nesta quarta-feira (1º) e decidiram interromper os trabalhos pelo período de uma hora, em todos os turnos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Manaus (Sindiplast), a medida será adotada até o fim de dezembro, ou até o sindicato patronal atender à reivindicação dos reajustes para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021-2022.

Os trabalhadores pleiteiam reajustes de 100% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), 3% de aumento real e piso salarial de R$1.680,70. O valor atual é de R$1.487,35. A data-base da categoria é em janeiro.

Após algumas reuniões, sem acordo, entre os sindicatos patronal e laboral, os trabalhadores decidiram interromper a produção como alerta de greve.

Segundo o presidente do Sindiplast, Francisco Brito, o movimento reivindicatório iniciou na terça-feira (30). Funcionários das empresas PAM Plásticos e de uma unidade da Tutiplast Indústria e Comércio Ltda iniciaram os trabalhos uma hora após o horário de início do expediente.

Brito relata que a suspensão dos trabalhos vai ocorrer a cada dia em fabricantes diferentes, uma espécie de rodízio entre as 104 empresas associadas ao sindicato. Ele também disse que caso os empresários sigam resistentes ao atendimento aos pleitos a categoria vai manter o alerta de greve até o fim de dezembro, com deflagração de greve em janeiro.

 “O movimento é um alerta. Se não houver acordo com o sindicato patronal a categoria vai parar a partir de janeiro. O que se pede é a reposição do INPC em 100%. A perda salarial é inaceitável”, disse Brito.

Representando as empresas, o diretor do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Manaus (Simplast), Paulo Abreu, informou que as negociações estão em andamento com expectativa de fechamento até o fim do mês. Ele disse que o sindicato só vai emitir qualquer parecer após o fechamento das negociações.

Sindmetal enfrenta ‘cortes’ por falta de componentes

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), Valdemir Santana, informou à reportagem do Real Time 1 que algumas fabricantes decidiram demitir parte do quadro laboral no último mês do ano sob a justificativa de falta de componentes para dar continuidade à produção e ainda, a falta de aprovação de projetos por parte da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Santana disse que não poderia informar os nomes das fabricantes que tentam demitir porque o sindicato está em negociação com as empresas, na tentativa de manter os trabalhadores.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Santander renegocia dívidas com clientes do Amazonas até 31 de março

Santander lança campanha nacional para negociação de dívidas com prazos estendidos de parcelamento e descontos de mais de 90% tanto pessoa física quanto jurídica.

19 de janeiro de 2022

Greve da Receita Federal pode gerar desemprego no PIM, alerta Cieam

Greve dos auditores fiscais preocupa o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, que teme demissão de postos de trabalho caso empresas precisem se reprogramar.

19 de janeiro de 2022

App se posiciona a favor de motoboys, após encerramento da Uber Eats

Fui App se posiciona a favor de motoboys quee receberam notícia do fim das atividades da Uber Eats, após sanção de lei que amplia direitos de entregadores de refeições.

18 de janeiro de 2022

FGV recebe inscrições até sexta-feira para seleção do Censo 2022 do IBGE

FGV inscreve online para mais de 206 mil vagas para o recenseamento que deve visitar mais de 70 milhões de domicílios em todo o País, de acordo com projeção do IBGE.

18 de janeiro de 2022

Governo do Amazonas investe na piscicultura familiar de Iranduba

Fomento abrange desde entrega de alevinos e kits de análise de água a assistência técnica e compra de pescado. Ao todo, foram beneficiados 700 piscicultores do estado.

18 de janeiro de 2022

Com 70,9% das famílias devendo, país encerra 2021 com recorde de endividados

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos.

18 de janeiro de 2022

Servidores federais realizam ato contra ‘congelamento salarial’

Protestos acontecem em frente ao edifício-sede do Banco Central, em Brasília. Mobilização de servidores federais pede reestruturação de carreiras e reajuste salariais.

18 de janeiro de 2022

Anac autoriza redução no número de comissários em voos da Gol e Azul

Decisão leva em consideração "o recente e ainda crescente surto da variante ômicron do coronavírus no Brasil e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes".

18 de janeiro de 2022