fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Apesar da pandemia, desempenho do PIM foi melhor do que o esperado

Mesmo não sendo capaz de recuperar as perdas causadas durante isolamento social, a indústria amazonense teve um desempenho relativamente satisfatório em 2020, segundo Cieam.

3 de dezembro de 2020

Compartilhe

Segundo Polsin, apesar da pandemia a Suframa aprovou mais projetos industriais neste ano do que no ano passado. (Foto: Reprodução)

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, fez um balanço do desempenho das indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) durante o ano de 2020.

A avaliação foi feita durante a 295ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus (CAS), realizada na manhã desta quinta-feira (3).

Segundo Périco, a grande pedra no sapato da indústria local, assim como aconteceu no mundo inteiro, foi a pandemia do novo coronavírus, que provocou paralisações na atividade econômica e, consequentemente, na atividade industrial em todo o planeta.

Ele explica que, apesar de não sofrer com a paralisação total das atividades industriais, o fato de alguns municípios terem fechado o seu comércio impediu que as empresas produzissem e entregassem seus produtos. Por conta disso, a maioria das indústrias do PIM teve impacto, total ou parcial, que durou entre 6 e 8 semanas.

Auxílio Emergencial

Para ele, o auxílio emergencial concedido pelo governo federal foi fundamental para manter a economia minimamente aquecida durante o período de diminuição das atividades econômicas.

“Tivemos, no segundo semestre, o auxílio emergencial do governo federal e isso certamente provocou esse aquecimento que estamos vendo. Esse auxílio teve redução do último trimestre e não sei se permanece no ano que vem. Temos que aguardar essa acomodação do mercado para ver qual é a realidade de consumo para que as empresas possam se planejar”, explicou.

Na avaliação de Périco, apesar de não ser capaz de recuperar as perdas causadas durante o isolamento social, a indústria amazonense teve um desempenho relativamente satisfatório, e vai fechar 2020 com crescimento no nível de empregos.

“Se considerarmos que lidamos com o imponderável, que foi a pandemia, e a velocidade com que estamos nos recuperando, tenho que dizer que o ano não foi dos piores. Não vamos conseguir recuperar as perdas de quase dois meses parados, mas o fato de termos mantidos empregos e termos observados um aumento no número de empregos agora no final do ano já me dá bastante otimismo para o futuro próximo de que caminhamos no sentido correto em dar mais tranquilidade ao cidadão que depende desse emprego e a sua família”, avaliou.

Suframa aprova mais projetos que em 2019

O Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), General Algacir Polsin, também avaliou positivamente o desempenho do Polo Industrial de Manaus neste ano.

Segundo Polsin, apesar da pandemia a Suframa aprovou mais projetos industriais neste ano do que no ano passado.

“Havia uma expectativa muito negativa com relação a este ano em função da pandemia da convid-19. Mas chegamos ao final com inúmeros projetos aprovados, dois a mais inclusive do que no passado e muito investimento. Estamos trabalhando na atração de investimento o PIM, reforçando cada vez mais esse polo mas também com todos os demais vetores económicos aqui pra nossa região”, disse o superintendente.

Na última reunião do ano, o Conselho de Administração da Suframa aprovou 14 projetos industriais e de serviços, que somam R$ 2 bilhões em investimentos, sendo quatro de implantação e 10 de ampliação, atualização ou diversificação.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022

Animação reforça campanha de combate ao abuso sexual infantil virtual

A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outros.

26 de maio de 2022

Projeto para estimular estudos epidemiológicos é debatido em Manaus

Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país com 64,8 casos por 100 mil habitantes em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

26 de maio de 2022

OAB-AM e Seap realizam audiência pública nesta quinta-feira em Manaus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) irão tratar sobre as solicitações dos advogados criminalistas.

26 de maio de 2022

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022