fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Suframa discute investimentos em Pesquisa e Inovação para a região

Inscrições para Seminário “Suframa Conecta” encerram domingo (24). Evento tem objetivo de divulgar benefícios dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

22 de abril de 2022

Compartilhe

Seminário será realizado nos dias 25 e 26 de abril, em formato híbrido (Foto: Lucas Raposo/RT1)

Encerram neste domingo (24) o período de inscrições para o Seminário “Suframa Conecta”. O evento, que tem o objetivo de divulgar os efeitos benéficos dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) como vetores de desenvolvimento na região, será realizado nos dias 25 e 26 de abril, em formato híbrido – presencial, no auditório da Autarquia, e virtual, pela plataforma Youtube.

As inscrições para acompanhar o evento presencialmente são gratuitas e podem ser feitas aqui. A capacidade do auditório é limitada a 300 pessoas.

Programação

Nos dois dias do seminário serão proferidas 14 palestras, com duração variando de dez a 50 minutos. A programação começa no dia 25 pela manhã, com solenidade de abertura que contará com a participação de dirigentes da Suframa e das secretarias estaduais ligadas à Ciência e Tecnologia de Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, com o intuito de abordar ações em prol da inovação nos Estados da área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus.

Ainda na manhã do dia 25, ocorrerão duas palestras com duração de 50 minutos. A primeira será do pesquisador da Coordenação Geral de Disseminação para Inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Rodrigo Danielli, com o tema “A importância das patentes para impulsionar a inovação na Amazônia”. A segunda palestra terá como tema “Desmistificando o acesso aos investimentos em P&D&I” e será proferida pelo coordenador de Articulação Tecnológica da Suframa, Ygor Aroucha.

Segundo dia

Já no dia 26, na primeira parte da programação, o destaque ficará por conta dos programas prioritários no âmbito do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). A primeira palestrante será a diretora de Novos Negócios do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Vânia Vial, que abordará o tema “Inovação e a Jornada de Transformação Digital sob o prisma do Programa Prioritário Indústria 4.0 – PPI4.0”. Na sequência, o representante da Softex Amazônia, Renato Vernaschi Lima, falará a respeito das “Ações em prol da Inovação sob o prisma do Programa Prioritário Empreendedorismo Inovador- PPEI”. A terceira palestra terá como título “Ações em prol da Inovação sob o prisma do Programa Prioritário Bioeconomia- PPBio” e será proferida pelo diretor de Inovação em Bioeconomia do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Carlos Koury.

Na tarde do dia 26, a partir das 13h30, ocorrerá a palestra “A política institucional de inovação como direcionamento estratégico de PD&I”, a ser ministrada pela técnica da Suframa, Roberta Costa. Em seguida, a programação prevê um debate entre representantes de instituições de Ciência e Tecnologia sobre “Cases de interiorização PD&I nos Estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas”.

Na parte final da programação, o economista da Suframa, Camilo Yunes, discorrerá sobre “O potencial da bioeconomia na Amazônia”. A última palestra do evento será sobre “A Importância da PD&I para o desenvolvimento de Sistema Local de Inovação” e será ministrada pelo consultor e especialista na temática, Giancarlo Stefanuto.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Saiba avaliar os custos envolvidos na compra da casa própria

Os gastos com a casa própria vão além do financiamento e precisam constar do planejamento, incluindo os gastos fixos mensais com água, luz, gás e internet.

28 de maio de 2022

Em Manaus, empresa oferta vagas de emprego na área da Segurança

A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, por meio de um perfil na rede social LinkedIn.

28 de maio de 2022

Fapeam inscreve propostas de CT&I em editais de R$ 25 milhões

Sete editais da Fapeam buscam o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Estado com incremento da Ciência, Tecnologia e Inovação e recursos que somam R$ 25 milhões.

27 de maio de 2022

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022