fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Suframa capacita indústria sobre uso de matéria-prima regional

Capacitação gratuita acontece entre os dias 24 e 27 de maio e é direcionada a consultores que lidam com projetos industriais em toda a área de abrangência da Suframa.

9 de maio de 2022

Compartilhe

Capacitação vai acontecer entre os dias 24 e 27 de maio (Foto: Reprodução)

A Suframa vai promover entre os dias 24 e 27 de maio, de forma virtual pela plataforma Teams, capacitação sobre normas e procedimentos utilizados no processo de aprovação de Projetos Industriais pelos critérios do Uso, Predominância e Preponderância de Matéria-Prima Regional na Amazônia Ocidental e Amapá.

A capacitação é gratuita e direcionada a consultores que lidam com projetos industriais em toda a área de abrangência da Suframa (Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Amapá), assim como para alunos do ensino superior, contadores, economistas, engenheiros, administradores, representantes de governos e de municípios, profissionais de órgãos das administrações pública e privada que atuam no fomento de atividades comerciais e produtivas, e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://doity.com.br/suframa.

Capacitação

O treinamento inclui um total de quatro palestras, a ocorrer sempre entre 10h e 12h (horário de Brasília). A primeira será no dia 24 de maio, com o tema “Marco Regulatório sobre Uso/Predominância/Preponderância de Matéria-Prima Regional”, e será ministrada pelo coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais substituto, Claudino Lobo Nogueira.

A segunda palestra, programa para 25 de maio, abordará “Diferenciais Tributários para Empreendimentos com Projeto Industrial aprovado nas ALCs e AMOC”, e será proferida pela coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza.

No dia 26 de maio, o economista e coordenador de Análise de Projetos Industriais, de Engenharia e Arquitetura e de Serviços, substituto, José Roberto Carvalho Sena, discorrerá sobre a “Apresentação do Roteiro Simplificado para de Elaboração de Projetos Industriais”. A quarta e última palestra da qualificação ocorrerá no dia 27 de maio e terá como tema “Simulação de Elaboração de Projeto Industrial pelo Roteiro Simplificado”, a ser ministrada pelos economistas José Roberto Carvalho Sena e Edjane Pinto dos Santos.

Segunda etapa

A qualificação de maio é uma segunda etapa do processo de equalização de conhecimentos sobre o tema, iniciado em fevereiro deste ano com a capacitação de equipes internas da Suframa.

De acordo com o superintendente da Autarquia, Algacir Polsin, disseminar conhecimentos sobre as especificidades das resoluções do Conselho de Administração da Suframa (CAS) nº 01/2016 e nº 02/2021, que versam sobre a industrialização com matéria-prima regional na Amazônia Ocidental e Amapá, é extremamente relevante para ampliar o acesso à informação pelo público externo e qualificar profissionais que lidam com o tema.

“É do total interesse da Suframa que a comunidade regional possa esclarecer dúvidas e ter condições de elaborar projetos qualificados que resultem em investimentos industriais com matérias-primas regionais”, afirmou Polsin.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022