fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Suframa lança Edital para gestão do CBA nesta sexta-feira

Edital visa seleção e qualificação de entidade privada sem fins lucrativos, na forma de Organização Social, que será responsável pela gestão do novo Centro de Bionegócios.

5 de maio de 2022

Compartilhe

Edital para gestão do CBA será lançado nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

Ministério da Economia e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) lançam nesta sexta-feira (6), às 16h30 de Brasília (15h30 de Manaus), por meio de evento híbrido a ser realizado no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus, o edital de chamamento público para seleção e qualificação de entidade privada sem fins lucrativos que, na forma de uma Organização Social (OS), será responsável pela gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia, a partir de critérios determinados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).

O lançamento do edital ocorre após a autorização da publicização das atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação voltadas a negócios na área de bioeconomia do CBA, ocorrida em meados de março.

O evento contará com a participação, por videoconferência, da titular da Sepec/ME, Daniella Marques, bem como com a participação presencial do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e do atual gestor do CBA, Fábio Calderaro. Para a ocasião, serão convidados também representantes de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classe e demais instituições locais e nacionais com atuação no ecossistema de bioeconomia e inovação.

De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, o edital foi construído a diversas mãos, de forma participativa, e contou com o envolvimento de diversos órgãos, entre os quais Ministério da Economia – por meio da Sepec e da Suframa -, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Casa Civil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Tribunal de Contas da União.

“Todo este processo, que culmina com o lançamento do edital, é algo que há muito se almeja para o CBA e para a região, uma vez que a partir desta etapa será possível receber as propostas dos interessados em gerir o Centro e alavancar suas atividades, bem como fomentar bionegócios na região”, afirmou Polsin.

O gestor do CBA, Fábio Calderaro, afirmou que “após a conclusão dos trâmites e a seleção de uma entidade que tenha o expertise adequado para assumir o Centro, será possível ao CBA atuar como um agente integrador do ecossistema de inovação e negócios, coordenando um programa que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento econômico a partir da biodiversidade em parceria com a indústria, empresas de base tecnológica, ICT’s, incubadores de negócios e empreendedores de sistemas agroflorestais”.

O lançamento será transmitido pela internet, no canal da Suframa no YouTube.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022