fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Estabelecimentos de Ensino Privado projetam alta nas matrículas em 2022

Escolas particulares registram aumento nas recontratações dos serviços, principalmente na educação infantil e estimam incremento de 20% nas matrículas para o próximo ano.

29 de setembro de 2021

Compartilhe

Matrículas em escolas particulares deverá crescer 20% em 2022, segundo o Sinepe (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado (Sinepe-AM) prevê um crescimento estimado de 20% nas matrículas das escolas particulares para 2022, para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), em relação aos números de 2019. No último mês, o sindicato registrou aumento expressivo na recontratação dos serviços educacionais por conta do avanço da vacinação e do decreto estadual que determinou o retorno às aulas presenciais da rede de ensino pública e privada a partir do dia 23 de agosto, na capital.

A presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, informou que os pais demonstram mais segurança em relação aos filhos retornarem às dependências das instituições escolares devido à ampliação da vacinação e a consequente redução no número de casos da Covid-19.

Entre agosto e setembro deste ano o sindicato notou retomada expressiva nas recontratações dos serviços que tinham sido cancelados no primeiro semestre de 2021.

“Muitos alunos que tinham saído das escolas estão retornando, com maior índice na educação infantil porque os pais enfrentam dificuldade para acompanhar as aulas dos filhos e manter a atividade profissional sem o auxílio do educador. A tendência é que as contratações cresçam ainda mais com maior aquecimento em 2022”, comentou.

Perda de renda afeta ensino superior

Segundo Elaine, a educação superior enfrenta um cenário contrário ao da educação básica. As faculdades registram baixa procura por matrículas, o que para a presidente, é justificado pela perda de renda no período da pandemia da Covid-19.

“No ensino superior vemos um cenário ainda negativo. O público que frequenta as universidades foi afetado expressivamente pela pandemia com desemprego e perda de renda, inviabilizando o retorno à faculdade. Para esse segmento acreditamos que a retomada aconteça somente em 2023”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

App se posiciona a favor de motoboys, após encerramento da Uber Eats

Fui App se posiciona a favor de motoboys quee receberam notícia do fim das atividades da Uber Eats, após sanção de lei que amplia direitos de entregadores de refeições.

18 de janeiro de 2022

FGV recebe inscrições até sexta-feira para seleção do Censo 2022 do IBGE

FGV inscreve online para mais de 206 mil vagas para o recenseamento que deve visitar mais de 70 milhões de domicílios em todo o País, de acordo com projeção do IBGE.

18 de janeiro de 2022

Governo do Amazonas investe na piscicultura familiar de Iranduba

Fomento abrange desde entrega de alevinos e kits de análise de água a assistência técnica e compra de pescado. Ao todo, foram beneficiados 700 piscicultores do estado.

18 de janeiro de 2022

Com 70,9% das famílias devendo, país encerra 2021 com recorde de endividados

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos.

18 de janeiro de 2022

Servidores federais realizam ato contra ‘congelamento salarial’

Protestos acontecem em frente ao edifício-sede do Banco Central, em Brasília. Mobilização de servidores federais pede reestruturação de carreiras e reajuste salariais.

18 de janeiro de 2022

Anac autoriza redução no número de comissários em voos da Gol e Azul

Decisão leva em consideração "o recente e ainda crescente surto da variante ômicron do coronavírus no Brasil e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes".

18 de janeiro de 2022

Auxílio Gás: R$ 52 começam a ser pagos a 5,47 milhões de famílias hoje

Segundo o Ministério da Cidadania, as famílias podem sacar o vale-gás por meio do cartão usado para receber o Auxílio Brasil ou movimentar os R$ 52 pelo aplicativo Caixa Tem.

18 de janeiro de 2022

IPTU em cota única e com descontos pode ser pago até 15 de março

As informações de lançamento, assim como as guias para pagamento do IPTU 2022 estarão disponíveis para consulta e impressão dentro dos próximos dias no site Manaus Atende.

18 de janeiro de 2022