fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Sindicato e senadores tentam impedir monopólio da Refinaria de Manaus

Para os parlamentares, após análises apresentadas por especialistas durante audiência pública, no Senado, ficou evidente a possibilidade de monopólio e aumento nos preços.

24 de março de 2022

Compartilhe

Senadores defendem manutenção da Reman sob comando da Petrobras (Foto: Reprodução)

Os senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) se uniram ao Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM) para tentar reverter a ação de compra da Refinaria de Manaus (Reman). Os parlamentares acreditam haver a possibilidade de anulação do contrato de compra e venda da refinaria, mantendo-a na estrutura do sistema Petrobras.

A mobilização tenta impedir que, conforme análises apresentadas por especialistas durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado, a venda da refinaria transforme a comercialização em um monopólio privado regional e promova a disparada nos preços dos combustíveis.

Autor do pedido da realização da audiência, o senador Plínio Valério (PSDB), disse que acredita na interrupção e encerramento do trâmite da venda da refinaria. Ele afirma que as informações obtidas na reunião serão repassadas aos demais senadores e autoridades com o intuito de alcançar maior repercussão e força para manter a refinaria sob condução da Petrobras.

“Atendemos ao pedido dos petroleiros, que precisavam ser ouvidos. O objetivo é ecoar o grito de quem está reclamando. Ficou claro, a partir do pronunciamento dos especialistas, o perigo do monopólio privado, ficando sob o comando da Atem. No monopólio não se controla preço. Por outro lado, existe a preocupação com os trabalhadores e empregos”, disse.

“A refinaria ainda não foi vendida e quem sabe ‘gritando’, ‘ecoando’, a venda possa ser atrapalhada. Trabalharemos contra essa comercialização”, completou Valério.

O senador Omar Aziz também questiona a negociação e afirma que há anos a Petrobras não investe para a melhoria das operações da refinaria no Amazonas. Ele também acredita na possibilidade de reversão das negociações.

“Há anos a Petrobras não investe para melhorias na planta. Há muitos anos a companhia não investe, e nós sabemos que no Amazonas tem petróleo e gás […] A responsabilidade não é da empresa que compra, é de quem vende. O debate não pode ser baseado na empresa compradora, mas na política que o Brasil tem hoje nessa questão”, argumentou.

Petroleiros alertam para impactos econômicos

Com a venda da Reman, o Sindipetro-AM alerta para o monopólio regional privado no estado, aumento dos preços dos combustíveis e risco de desabastecimento local, impactando a população amazonense.

O Sindipetro-AM defende que a Reman pertença ao Sistema Petrobras e mantenha a garantia de preços justos para a população.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Governo do AM beneficia colônia de pescadores de Maués

Governo assinou dois termos de doação onerosa com a Colônia de Pescadores Z-16. Por meio da ação, pescadores foram contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo.

24 de maio de 2022

Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

A proposta prevê que estados e municípios criem seus impostos sobre renda e patrimônio na forma de um adicional do imposto federal, delegando sua cobrança ao fisco federal.

24 de maio de 2022

Em reunião emergencial, governadores discutem ICMS dos combustíveis

Fórum dos Governadores vai discutir nesta terça-feira como enfrentar a votação, marcada para esta tarde na Câmara dos Deputados, doprojeto de lei que limita em 17% o ICMS.

24 de maio de 2022

Câmara deve votar hoje PL que limita impostos sobre energia e combustíveis

Projeto considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos supérfluos.

24 de maio de 2022

Sebrae acelera pequenos negócios da bioeconomia da Amazônia

Iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia. Entre as soluções apoiadas estão a produção de fármaco para tratamento de dependência química e produção de cosméticos.

24 de maio de 2022

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês seguido

Índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio de 2021, crescimento chega a 17,7%.

24 de maio de 2022

BNDES lança edital de seleção de startups de impacto socioambiental

No estágio de criação, programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões.

24 de maio de 2022

Cieam reage a novo ataque contra a Zona Franca: ‘muita apreensão’

Bolsonaro determinou corte de 10% no Imposto de Importação de produtos comprados no exterior. Medida torna os importados mais atrativos e prejudica competitividade do PIM.

24 de maio de 2022