A interrupção na rede de internet e de telefonia afetou os atendimentos nas agências bancárias, nos órgãos públicos e afetou os atendimentos comerciais. Claro foi notificada.
Rompimento de cabos da Claro interrompe internet e telefonia (Foto: Reprodução)
Um rompimento nos cabos de três rotas de transmissão da Claro interrompeu o fornecimento de internet e de telefonia fixa e móvel, no Amazonas, no Amapá (AP) e em Roraima (RR), nesta terça-feira (22). Conforme a Claro, equipe técnicas trabalham para a recuperação dos serviços, que voltaram a operar, de forma instável, durante a tarde. Agências bancárias e serviços de atendimento ao público foram interrompidos.
Por meio de nota a Claro divulgou que “houve rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus. A Claro ressalta que as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos”.
A interrupção na rede de internet e de telefonia afetou os atendimentos nas agências bancárias. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas, Nindberg Santos, o sistema nas agências começou a oscilar na segunda-feira (21), agravando na terça-feira.
“Os bancos estão sem sistema, impossibilitando os atendimentos. Os problemas na rede de internet e telefonia ocorrem desde segunda-feira (21), deixando os atendimentos críticos”, disse Santos.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou que os serviços de veículos e de habilitação, prestados presencialmente e por meio virtual, foram interrompidos por falta de sistema. O problema gerado pelo cabeamento da Embratel afetou todos os municípios onde o Detran atua.
O órgão de trânsito orientou que as pessoas que tiveram os atendimentos afetados, nesta terça-feira (22/3), procurem atendimento até a próxima terça-feira (29/03) para acesso aos serviços.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM), Rodrigo Zamperlini, informou que a oscilação no sistema de comunicação ocasionou transtornos nas operações de rotina dos estabelecimentos, como por exemplo com vendas de maquinetas de cartão utilizadas para pagamentos. Os equipamentos não registraram as operações porque algumas operadoras de telefonia celular ficaram inoperantes.
Após registrar reclamações de clientes da empresa Claro/NET, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) informou que notificou a empresa de telecomunicações. O Procon solicitou que a empresa justifique, em até dez dias, o motivo e o tempo de duração da suspensão nos serviços.
O órgão também solicitou, por meio do documento, que a Claro/NET informe o número de consumidores atingidos e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas. A comprovação de má prestação de serviço pode resultar em multa.
“O Procon-AM recebeu muitas reclamações de clientes da empresa. A falta de internet prejudica todo mundo, e isso inclui os próprios serviços do órgão, que foram interrompidos por conta dessa situação abrupta”, afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.
Por meio de nota a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que a Claro informou ter enfrentado uma interrupção das 11h48 às 15h30 desta terça-feira (22) devido ao rompimento simultâneo e acidental de três de suas rotas de transmissão que atendem Manaus. Os serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel foram afetados nos estados do Amazonas e Amapá (AP) e degradados no estado de Roraima (RR).
A Vivo reportou ter tido 10 minutos de instabilidade em banda larga fixa e telefonia celular nos estados do Amazonas e Amapá, das 13h10 às 13h20, devido à interrupção de linha de transmissão contratada com empresa terceira.
Texto: Priscila Caldas
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