fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Prefeitura e CMM discutem legislação para implantação do 5G em Manaus

Em reunião nesta sexta-feira, o titular da Semtepi, Radyr Júnior, e o vereador Antônio Peixoto alinharam a elaboração da lei municipal para a implantação da tecnologia 5G.

19 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Ainda no mês de fevereiro, o texto final deve ser levado para discussão (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), alinhou nesta sexta-feira (18), a elaboração da lei municipal para a implantação da tecnologia 5G, com o vereador Antônio Peixoto (PTC), na sede do órgão, localizada no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Conforme o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, em 2021, o órgão elaborou um estudo detalhado sobre a tecnologia 5G, considerando as legislações que estão aprovadas em outros estados brasileiros e com orientações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já o vereador Antônio Peixoto apresentou o projeto de lei nº 601/2021, que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para a instalação do sistema no município.

“Deve haver uma legislação específica para o 5G, considerando que terá uma influência na questão do mobiliário urbano, de licenças para que se instale antenas, entre outras obrigações. O vereador Peixoto apresentou uma proposta de lei, em contrapartida, no ano passado a Semtepi fez um estudo considerando as legislações que estão aprovadas nos outros estados. Com essa integração do vereador, com os estudos que realizamos, possivelmente será elaborada uma lei bem completa”, destacou Radyr.

Durante a reunião, foi destacado o comprometimento tanto do poder legislativo, quanto do executivo, para a aprovação de uma legislação completa sobre o 5G em Manaus. Ainda no mês de fevereiro, o texto final deve ser levado para discussão entre os parlamentares.

“O prefeito David Almeida deve fazer esse apontamento e entregar essa solicitação em caráter de urgência, para que Manaus tenha acesso ao 5G. Ainda no mês de fevereiro, vamos apresentar essa legislação. A partir daí, vamos pedir que o presidente da Câmara Municipal de Manaus tenha sensibilidade, para colocar em votação, para que em março o município já esteja com a legislação aprovada. Até julho, as empresas vão poder participar, para integrar o 5G na cidade”, explicou o secretário da Semtepi.

O vereador Peixoto agradeceu o comprometimento da Prefeitura de Manaus, em dar destaque a projetos de interesse público, que vão beneficiar a população na ponta. Segundo ele, o estudo realizado pela Semtepi vai dar celeridade para a elaboração de um projeto completo. “Esse texto final vai para aprovação na Câmara, e muito em breve Manaus vai contar com a tecnologia”, reforçou o parlamentar.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Procon volta a multar Claro/Net em R$ 3,6 mi por apagão de internet no AM

O apagão de internet ocorreu no dia 12 de fevereiro deste ano, em Manaus. O Procon-AM já havia multado a empresa, com o mesmo valor, por outro apagão também em fevereiro.

24 de maio de 2022

Governo do AM beneficia colônia de pescadores de Maués

Governo assinou dois termos de doação onerosa com a Colônia de Pescadores Z-16. Por meio da ação, pescadores foram contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo.

24 de maio de 2022

Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

A proposta prevê que estados e municípios criem seus impostos sobre renda e patrimônio na forma de um adicional do imposto federal, delegando sua cobrança ao fisco federal.

24 de maio de 2022

Em reunião emergencial, governadores discutem ICMS dos combustíveis

Fórum dos Governadores vai discutir nesta terça-feira como enfrentar a votação, marcada para esta tarde na Câmara dos Deputados, doprojeto de lei que limita em 17% o ICMS.

24 de maio de 2022

Câmara deve votar hoje PL que limita impostos sobre energia e combustíveis

Projeto considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos supérfluos.

24 de maio de 2022

Sebrae acelera pequenos negócios da bioeconomia da Amazônia

Iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia. Entre as soluções apoiadas estão a produção de fármaco para tratamento de dependência química e produção de cosméticos.

24 de maio de 2022

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês seguido

Índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio de 2021, crescimento chega a 17,7%.

24 de maio de 2022

BNDES lança edital de seleção de startups de impacto socioambiental

No estágio de criação, programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões.

24 de maio de 2022