fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

PIM registra alta de 3,8% na produção de bicicletas, no quadrimestre

As indústrias do PIM () produziram 230.689 unidades nos quatro primeiros meses deste ano. Esse volume é 3,8% superior às 222.183 bicicletas que saíram das fábricas.

13 de maio de 2022

Compartilhe

Fábricas de biciclertas do PIM tiveram que se readequar às novas demandas (Foto: Diculgação/Caloi)

Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) aponta que as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 230.689 unidades nos quatro primeiros meses deste ano. Esse volume é 3,8% superior às 222.183 bicicletas que saíram das linhas de montagem no mesmo período do ano passado.

Em abril, foram fabricadas 47.670 bicicletas, o que representa queda de 17,6% na comparação com março (57.870 unidades) e de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado (51.281 bicicletas). 

 O vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, explica que a queda no volume produtivo em abril ocorreu, pois, as unidades fabris readequaram seu mix de produção para atender à demanda do mercado.

“A procura por bicicletas de entrada tem apresentado queda desde o início do ano. Por outro lado, a busca por modelos de médio e alto preço tem aumentado fortemente. Por isso, readequamos as linhas de produção para atender à demanda. Mas é importante destacar que continuamos impactados pelos atrasos no fornecimento de peças e componentes”, afirma.

De acordo com o executivo, a situação deve persistir pelo menos até o final do primeiro semestre. “Até junho, ainda vamos enfrentar desafios na nossa cadeia produtiva e de logística. O fortalecimento da produção deve ocorrer a partir do segundo semestre, quando há também um período sazonal de crescimento nas vendas”, completa.

Na avaliação de Gazola, a procura por bicicletas segue tendência de alta. “Muitos brasileiros adquiriram o hábito de pedalar durante a pandemia e agora incorporaram essa prática no seu dia a dia. A bicicleta é um meio de transporte ecologicamente amigável e que proporciona uma melhor qualidade de vida”, diz.

A bicicleta elétrica foi a categoria que registrou maior crescimento percentual no primeiro quadrimestre. De janeiro a abril deste ano, foram fabricadas 3.146 unidades, alta de 19,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (2.637 unidades).

“As pessoas estão se interessando e adquirindo cada vez mais a bicicleta elétrica. É um meio de transporte que não polui e não pesa muito no bolso. O volume ainda é pequeno, cerca de 1,4% do total produzido, mas o crescimento demonstra uma tendência do mercado”, afirma.

Em números absolutos, a categoria mais produzida nos quatro primeiros meses do ano foi a Moutain Bike (MTB), com 149.716 unidades e 64,9% do volume total fabricado no Polo de Manaus.

A MTB também liderou a ranking de fabricação mensal. Em abril, foram produzidas 35.765 unidades, o que corresponde a 75% do total. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (10.202 unidades e 21,4% da produção), seguida pela Infantojuvenil (678 bicicletas e 1,4%).

Fonte: Abraciclo

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022