fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Brudden da Amazônia diversifica produção e aposta em motocicletas elétricas

Instalada no PIM desde o ano 2000, empresa produz equipamentos de ginástica no Amazonas. Diversificação anunciada traz uma inovação para o setor da indústria.

12 de abril de 2022

Compartilhe

O início de uma nova linha de produção de motocicletas elétricas com previsão de criação de novos postos de empregos no Amazonas foi anunciado pela empresa Brudden da Amazônia. O projeto de diversificação da Brudden está previsto para ser apresentado na próxima reunião (295ª) do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), no dia 20 de abril. O investimento previsto é da ordem de R$ 8 milhões.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Renato Freitas, destacou que a Brudden está instalada no PIM desde o ano 2000, produzindo equipamentos de ginástica no Amazonas, e a diversificação anunciada traz uma inovação para o setor da Indústria.

“A diversificação anunciada pela empresa traz consigo uma inovação muito importante e que a equipe da Sedecti está empenhada em fomentar, que é o segmento e-Mobility, ou seja, equipamentos de mobilidade urbana ou rural individual, movidos a energia elétrica de forma que tenhamos, cada vez mais, um consumo menos agressivo ao meio ambiente e com uma pegada de carbono cada vez menor”, frisou Freitas.

Renato também destacou que a Brudden trouxe um projeto totalmente nacional e que conta com a participação de profissionais de engenharia, com experiência na produção do setor de duas rodas no PIM, para o desenvolvimento do novo produto. A expectativa da Sedecti é de que o projeto seja aprovado e que a fábrica comece a produzir em breve o novo item.

“Estamos otimistas e esperamos que o projeto seja aprovado já na próxima reunião do Codam, dependendo da deliberação dos conselheiros, para que, até o fim de 2022, possamos presenciar o lançamento da primeira unidade da motocicleta elétrica da Brudden aqui no Amazonas”, disse o secretário.

Empresa 

A Brudden da Amazônia faz parte do grupo Jacto, especializado na produção de diversos equipamentos agrícolas e pulverizadores. Atualmente, a fábrica, que conta com incentivos fiscais do Governo do Amazonas, possui unidades fabris também no estado de São Paulo. Em Manaus, são produzidos equipamentos eletroeletrônicos fitness de sua marca Movement.

Durante a reunião, a representante da companhia, Maria Keiko Uchida Furuie, agradeceu a receptividade do corpo técnico da Sedecti e falou sobre o novo projeto.

“Apresentamos o projeto de diversificação da Brudden que, até então, só fabricava equipamentos de ginástica no PIM. Agora, estamos entrando no ramo de mobilidade elétrica. Trata-se de um produto de desenvolvimento nacional, desde a concepção da motocicleta até o desenvolvimento de parceiros e fornecedores. E, tudo foi elaborado aqui no Amazonas, no Brasil”, explicou Furuie.

Ela também revelou que esse é o projeto do primeiro produto da linha de mobilidade da marca. “Porém, temos a expectativa de expandir a produção para moped, bicicleta elétrica, triciclos, todos movidos a eletricidade e muito utilizados em serviços urbanos como delivery. Começamos com um projeto pequeno e, dando certo, a ideia é crescer bastante e expandir a fábrica aqui na Zona Franca de Manaus”, concluiu a representante da companhia.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Em reunião emergencial, governadores discutem ICMS dos combustíveis

Fórum dos Governadores vai discutir nesta terça-feira como enfrentar a votação, marcada para esta tarde na Câmara dos Deputados, doprojeto de lei que limita em 17% o ICMS.

24 de maio de 2022

Câmara deve votar hoje PL que limita impostos sobre energia e combustíveis

Projeto considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos supérfluos.

24 de maio de 2022

Sebrae acelera pequenos negócios da bioeconomia da Amazônia

Iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia. Entre as soluções apoiadas estão a produção de fármaco para tratamento de dependência química e produção de cosméticos.

24 de maio de 2022

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês seguido

Índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio de 2021, crescimento chega a 17,7%.

24 de maio de 2022

BNDES lança edital de seleção de startups de impacto socioambiental

No estágio de criação, programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões.

24 de maio de 2022

Cieam reage a novo ataque contra a Zona Franca: ‘muita apreensão’

Bolsonaro determinou corte de 10% no Imposto de Importação de produtos comprados no exterior. Medida torna os importados mais atrativos e prejudica competitividade do PIM.

24 de maio de 2022

Corte no Imposto de Importação afeta em cheio a competitividade do PIM

A medida anunciada nesta segunda-feira (23) vai tornar produtos importados vindos da China que competem diretamente com os similares produzidos em Manaus mais atrativos.

24 de maio de 2022

‘Indicado não preenche requisitos’, diz membro do conselho da Petrobras

Embora a troca do presidente da Petrobras na noite desta segunda-feira tenha sido uma surpresa dentro da companhia, nos últimos dias ela era dada como certa no governo.

24 de maio de 2022