fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Pandemia acelera transformação de farmácias em hubs de saúde

Cenário provocou mudanças na estrutura e no funcionamento desses espaços, onde são oferecidos não apenas medicamentos, mas uma série de serviços voltados ao bem-estar.

4 de agosto de 2021

Compartilhe

Evolução nos serviços de drogarias está prevista na Lei Federal 13.021 (Foto: Reprodução)

Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Farmácia. Hoje, com a crise sanitária provocada pela Covid-19, a população se aproximou ainda mais das drogarias. O cenário provocou mudanças na estrutura e no funcionamento desses espaços, transformando-os em verdadeiros ‘hubs de saúde‘, onde são oferecidos não apenas medicamentos, mas uma série de serviços voltados ao bem-estar do paciente, como a aplicação de vacinas e realização de exames laboratoriais remotos.

“As farmácias assumiram um papel muito importante na pandemia. Foram ponto de apoio com testes rápidos para a Covid-19 autorizados pela Anvisa. Além disso, atuaram fortemente no sentido de educar a população a respeito das medidas preventivas contra o coronavírus”, comenta Eduardo Donini, supervisor farmacêutico do Grupo Tapajós, detentor das redes Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma.

Essa evolução nos serviços de drogarias está prevista na Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, que reconhece as farmácias como estabelecimentos de saúde e confere autonomia técnica a profissionais farmacêuticos para uma série de atendimentos.

“Muitas farmácias já oferecem mais de 20 opções de testes rápidos para a população. Dentre eles, podemos destacar os testes rápidos de Covid-19, além dos testes para rastreamento da saúde, como Perfil Lipídico, Hemoglobina Glicada, PSA (próstata), Beta- HCG (gravidez), Arboviroses (ex.: Zika e Dengue) e outros”, afirma Eduardo Donini.

Farmácia do futuro em Manaus

Segundo a Associação brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o futuro do segmento é pautado por esses novos atendimentos em saúde. A entidade prevê que as redes associadas abram 900 novas farmácias só em 2021. Destas unidades, a maioria com atendimentos que vão além da venda de remédios.

Um exemplo de que esse futuro já está presente em Manaus é Flagship Store Santo Remédio, inaugurada em abril pelo Grupo Tapajós. O estabelecimento fica no bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade. Por lá, é possível encontrar serviços de beleza, como coloração e hidratação capilar, e até atendimento especializado com nutricionista no espaço ‘saudabilidade’, com foco em linhas de produtos veganos, orgânicos, light, diet e sem glúten.

Em outras unidades da Santo Remédio, na capital do Amazonas e em outras capitais do Norte, há também os espaços ‘Farma Clinic’, que permitem desde consulta farmacêutica à realização de diversos exames, dentre eles, os principais do mercado para covid-19. O mesmo acontece com os espaços ‘Cuidar Bem’, da rede FarmaBem, que também oferecem consulta farmacêutica e exames diversos.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Produção agrícola em 2020 bate novo recorde e atinge R$ 470,5 bilhões

Produção agrícola nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou, no ano passado, a 255,4 milhões de toneladas, 5% maior que a de 2019, segundo dados do IBGE.

22 de setembro de 2021

Proposta do autoatendimento em postos tramitará em urgência no dia 26

A MP recebeu proposta de 73 emendas ao texto-base, dentre elas, a que propõe a implantação de bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

22 de setembro de 2021

Argentina vai permitir a entrada de brasileiros vacinados

Para ingressar no país será necessário comprovar o esquema de vacinação contra Covid-19 completo há ao menos 14 dias, e ter testado negativo para a doença antes do ingresso.

21 de setembro de 2021

Produção nacional de aço tem aumento de 2,92% em agosto, diz Instituto

Com este aumento, os níveis de produção do aço no país seguem elevados, acima de 8 milhões de toneladas por mês durante todo o ano de 2021, com exceção do mês de março.

21 de setembro de 2021

Manaus Previdência lança edital para concurso; salários chegam a R$ 12,4 mil

A vigência do concurso será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, sendo prorrogável por mais dois anos.

21 de setembro de 2021

Bioeconomia é oportunidade para aperfeiçoar atividades públicas e privadas

Com ajuda do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), representantes dos setores público e privado veem na bioeconomia amazônica, potencial para avançar em suas atividades.

21 de setembro de 2021

Fab Lab cria projetos de fomento à inserção feminina na tecnologia

Nos cursos, ofertados pela instituição, as mulheres têm acesso a conteúdos como: robótica, realidade virtual, modelagem 2D e 3D, eletrônica, marcenaria, IOT, entre outros.

21 de setembro de 2021

Confederação do Comércio: confiança do diminui 0,4% em setembro

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os dados reforçam a ideia de recuperação, mas ainda há muitos desafios para serem enfrentados para a retomada da economia.

21 de setembro de 2021