fbpx

segunda, 25 de janeiro de 2021

Procura por teste de covid-19 aumenta nas redes de farmácia em Manaus

Embora a procura tenha aumentando na rede privada, pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que apenas 10,7% da população do Amazonas já fez algum tipo de teste para covid-19.

13 de dezembro de 2020

Compartilhe

Teste revela se o organismo já entrou em contato com o vírus (Foto: Divulgação)

Seja pela vontade de viajar ou pelo simples desejo de estar mais próximos de amigos e familiares, o fato é que, neste fim de ano, os brasileiros estão buscando mais certeza em relação a terem ou não sido contaminados pelo coronavírus.

Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontam um pico de 108,8 mil testes realizados entre os dias 23 e 30 de novembro. Na semana anterior, já tinham sido feitos 77 mil testagens.

Com a aproximação das festas de Natal e Réveillon, a tendência é que haja um aumento ainda maior no número de testes realizados em drogarias.

Na capital

Em Manaus, só a rede Santo Remédio, do Grupo Tapajós, registrou, na primeira semana de dezembro, aumento de 21% na demanda, se comparado ao mesmo período de novembro, um mês que, aliás, teve recorde de buscas.

Em 30 dias, a procura passou de 64% para 82%. O número é tão substancial que levou a direção da empresa a investir, inclusive, na oferta de mais de um tipo de teste para a Covid-19, com a compra dos exames de swab, que detectam o vírus ainda ativo no corpo (antígeno). Antes, a Santo Remédio só trabalhava com o teste de sorologia (IgG/IgM).

“Ambos são testes rápidos e o resultado sai em no máximo 20 minutos”, informa o farmacêutico Rayfran Oliveira.

A diferença, segundo ele, é que o primeiro é feito a partir da coleta de secreções da mucosa nasal do indivíduo, sendo indicado para realização entre o 1º e o 8º dias de sintomas.

Já o segundo é feito a partir de algumas gotas de sangue coletadas da ponta do dedo do paciente, revelando se seu organismo entrou ou não em contato com o vírus, por meio da produção de anticorpos para a doença. Esse tipo é mais indicado para quem está com mais de oito dias de sintomas, pois o organismo leva um tempo para produzir anticorpos, e se ele for feito fora dessa janela de tempo, pode gerar um falso negativo.

Oliveira acrescenta que o aumento da procura pelos testes na Santo Remédio foi gradativo desde que a rede passou a ofertá-los, mas que nos últimos dias tem se intensificado.

“Desde que começamos a oferecer os testes rápidos, realizamos mais de 11 mil procedimentos na capital. Destes, em torno de oito mil foram positivos”, revela, ressaltando que todos os números foram repassados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Onde fazer

Atualmente, a Santo Remédio disponibiliza os testes para Covid-19 em três unidades na capital amazonense, sendo uma na avenida Tancredo Neves, no Parque Dez de Novembro, outra na Avenida Borba, Cachoeirinha, e outra na Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra.

IBGE diz que números ainda são baixos

Embora a procura pelos testes esteja aumentando na rede privada, recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 10,7% da população do Amazonas já fez algum tipo de teste para Covid-19, seja na rede pública ou particular. O percentual, calculado até outubro, corresponde a apenas 433 mil pessoas dos mais de 4 milhões de habitantes.

Veja mais notícias

Mais de 83 mil EPIs são enviados para o interior do Amazonas

Ambas as cidades contaram ainda com 1.350 testes rápidos para detecção da Covid-19, além de medicamentos e materiais hospitalares, encaminhados nesse domingo (25).

25 de janeiro de 2021

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais até final de janeiro

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar.

25 de janeiro de 2021

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021

Parintins deve retomar aulas remotas na rede municipal

O programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” foi implantado em abril, para não deixar de assistir os alunos na pandemia da Covid-19.

24 de janeiro de 2021

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021