fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Empreendedorismo feminino ganha destaque na economia do Amazonas

Seja por meio de avanços na trajetória profissional ou como empreendedora, a figura feminina avança na liderança do orçamento e sustento familiar.

8 de março de 2022

Compartilhe

Mulheres avançam à frente de empreendimentos (Foto: Divulgação)

Seja por meio de avanços na trajetória profissional ou por meio do empreendedorismo feminino, a figura da mulher avança na liderança do orçamento e sustento familiar e, em paralelo, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do país.

No ramo empresarial, é cada vez mais comum a presença da mulher à frente dos negócios. É o caso da empresária Cindy Batista Coelho, proprietária da Ótica Única e do curso on-line Método Única.

Cindy relata que a vontade de poder proporcionar melhor qualidade de vida à sua mãe foi a motivação para o ingresso no ramo do empreendedorismo. A jovem empresária tem 25 anos e conta que começou a ter experiência com vendas ainda na infância, vendendo doces. Ela iniciou os trabalhos com a ótica aos 19 anos. Em sua mente o empreender sempre foi constante.

“Desde a infância percebi que queria ter independência. Trabalhei com venda de roupas, sapatos, semijoias, até que veio a ideia de vender óculos e deu certo. Meu alvo sempre foi poder proporcionar melhor qualidade de vida à minha mãe. Hoje ela é minha sócia”, conta Cindy, que também ministra aulas, por meio virtual onde ensina técnicas de empreendedorismo.

Cindy Batista é proprietária da Ótica Única e também ministra curso on-line (Foto: Divulgação)

Evolução da mulher empreendedora e desafios

A diretora administrativa e uma das fundadoras do Centro de Ensino Técnico (Centec), Juliana Nakano, cita que a mulher ao conquistar a liberdade financeira por meio do empreendedorismo alcança o empoderamento, saindo da condição de dependência, nos mais diversos aspectos. Ela ressalta a representatividade da figura feminina no orçamento doméstico, com base em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de 2020.

“A participação das mulheres na economia tem evoluído consideravelmente, como mostra o notável crescimento de mulheres chefes de família. Pesquisa feita pelo Observatório Febraban em julho de 2020 mostra que 56% das mulheres estão à frente do orçamento doméstico no Brasil”, disse. O levantamento ainda aponta que 44% dos homens assumem o orçamento doméstico, no país.

Para Juliana, apesar dos avanços conquistados, o público feminino luta a cada dia contra desafios como o preconceito perante à sociedade e a dupla jornada de trabalho (que é dividida entre responsabilidades domésticas e empresariais).

Segundo a diretora técnica e também fundadora do Centec, Eliana Cássia de Souza, o principal desafio para a consolidação de um empreendimento consiste em tempo para o amadurecimento do negócio.

“O tempo é necessário para o negócio amadurecer e se consolidar, atingir o ponto de equilíbrio.
Acredito que para qualquer empreendedor o maior desafio foi passar pela pandemia e se reinventar. O Centec além de passar pela pandemia, continuou a realizar os sonhos daqueles que buscavam uma profissão e continuou crescendo”, destacou a empresária.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:


Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022