fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

4ª edição da ‘ExpoMulher’ fomenta empreendedorismo feminino

São comercializados produtos como bijuterias, calçados, confecções, acessórios, objetos de decoração, cosméticos e artesanato em geral. Programação segue até a quarta-feira.

21 de dezembro de 2021

Compartilhe

Evento reúne 27 expositoras no Palacete Provincial, com entrada gratuita (Foto: Divulgação)

Com a proposta de incentivar o empreendedorismo feminino e ampliar as oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, o Governo do Amazonas deu início, nesta terça-feira (21), à quarta edição da “ExpoMulher“. Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a feira tem temática natalina e reúne 27 expositoras no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, Centro.

A programação segue até a quarta-feira (23), das 9h às 17h, com acesso gratuito, sendo obrigatória a apresentação da carteirinha para comprovar a vacinação contra a Covid-19; além do uso contínuo de máscara. São comercializados produtos como bijuterias, calçados, confecções, acessórios, objetos de decoração, cosméticos e artesanato em geral.

De acordo com a gerente de Eventos do departamento de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Márcia Fernandes, expandir as possibilidades de geração de renda para as mulheres está entre as prioridades da pasta, buscando minimizar os impactos causados pela pandemia.

“Nós temos muitas empreendedoras em Manaus que foram bastante prejudicadas com a pandemia e a ‘ExpoMulher’ vem justamente tentar auxiliar nessa realocação no mercado, na retomada delas de vendas. A “ExpoMulher” traz diversos produtos e, principalmente nessa edição natalina, pensando muito em presentear a família, nós temos muitas opções”, destacou Márcia, ao ressaltar que não é necessário fazer agendamento para acessar a feira.

Para garantir a segurança de quem visitar o local, o Palacete Provincial adotou, ainda, protocolos como o distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.

Oportunidade

Veterana na “ExpoMulher”, a empreendedora Nesgme Chaar participa do projeto desde a primeira edição.

“A ‘ExpoMulher’ é uma oportunidade incrível de a gente trazer mais pessoas para conhecer nosso trabalho. É um point onde as pessoas podem conhecer nosso trabalho, encomendar e recomendar para outras pessoas. Então sempre foi muito bom, o público é muito receptivo, sempre abraçando todas as expositoras com muito carinho”, comentou.

Ela ressalta que a promoção de eventos que oportunizem vendas para trabalhadoras informais é fundamental para incrementar a renda das mulheres que, em muitos casos, são chefes de família.

“É muito importante porque muitas pessoas que estão aqui são donas de casa que não têm como trabalhar formalmente, com horário fixo, cuidam de casa, cuidam de filhos. Então trazer o trabalho delas para mais pessoas é importante, para que elas possam realmente se empenhar em trabalhar nisso, além de cuidar da casa e dos filhos”, observou Nesgme, que comercializa joias em prata.

Para a artesã Lu Lampert, estreante na feira, participar da “ExpoMulher” é uma oportunidade de apresentar o trabalho com costura criativa.

“Eu sou amazonense, morei em Curitiba (PR) nove anos e voltei faz três meses para a minha cidade. Surgiu essa oportunidade, parabenizo o Governo do Estado, que nos deu essa oportunidade de fazer gratuitamente, eu aproveitei para expor o meu trabalho. Minha expectativa é boa e espero que as pessoas valorizem o trabalho das artesãs, porque é feito com muito amor, muito carinho e o preço é muito compensador”, afirmou.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Caminhoneiros recebem benefício emergencial a partir desta terça

O Benefício Caminhoneiro-TAC do Governo Bolsonaro tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será pago em seis parcelas mensais, no valor de R$ 1 mil.

7 de agosto de 2022

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano.

7 de agosto de 2022

Ataques de hackers fazem ANP adiar divulgação de preços da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência.

6 de agosto de 2022

Bancada do AM continua luta para sustar decreto de Bolsonaro contra a ZFM

Novo decreto tenta burlar a decisão do STF que preservou os produtos da Zona Franca que são submetidos a PPB. Petição será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.

5 de agosto de 2022

Santander destina R$ 2 milhões para projetos de emprego e renda no País

Dez instituições de todo o País serão contempladas com recursos para projetos de emprego e renda voltados para jovens e adultos com proposta de inclusão produtiva.

5 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Ronaldo ‘Fenômeno’ detalha criação da SAF em evento da Expert XP 2022

Ex jogador da Seleção Brasileira e de times nacionais e internacionais, Ronaldo "Fenômeno" detalhou como opera a primeira SAF do futebol do País.

4 de agosto de 2022

Fieam completa 62 anos e cobra cumprimento de liminar em favor da ZFM

Decreto presidencial publicado no fim de semana contraria decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes e determina nova redução do IPI para itens produzidos na ZFM.

3 de agosto de 2022