fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Metalúrgicos querem flexibilizar trabalho e mais ônibus nas ruas

Sindmetal-AM solicitou ao governo do Estado e à prefeitura ações para garantir maior produção industrial e em paralelo, minimizar a contaminação pela Covid-19.

1 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Indústrias utilizam protocolo de prevenção à Covid-19 (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) solicitou ao governo do Estado e à prefeitura de Manaus ações para garantir maior produção industrial e, em paralelo, minimizar a contaminação pela Covid-19.

Entre as propostas, a categoria quer operar no formato de 11h por 24h; e também pede a liberação total da frota de ônibus da cidade.

Em solicitação ao governo do Estado, o sindicato pede permissão para operar em escala de 11h por 24h, viabilizando maior rotatividade de grupos de trabalhadores durante a semana e aumento produtivo.

À prefeitura, os metalúrgicos solicitaram que as empresas do transporte coletivo liberem 100% da frota para atender à população, com circulação e com a capacidade máxima de passageiros sentados e usando máscaras de proteção.  

“O governador também precisa nos ouvir. Ele não tem o poder de decidir sem saber como funcionam as empresas. Com todas as adequações feitas pelas fábricas é possível termos aumento no volume de trabalhadores em rodízio, com mínimo risco de contaminação. Aguardamos resposta”, disse o presidente do Sindmetal, Valdemir Santana.

Segundo o presidente, as empresas aumentaram a quantidade de ônibus, porém, em dia de folga o trabalhador se expõe ao perigo nas ruas.

“As empresas chegaram a dobrar o número de rotas para haver distanciamento. Por outro lado, a prefeitura reduziu a quantidade de ônibus em circulação e houve aglomeração. Põe os trabalhadores em risco. É absurdo”, comentou Santana.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Operadoras de telemarketing vão ao STF contra uso do prefixo 0303

Argumento é de que a norma viola a Constituição por supostamente afetar o exercício de atividade empresarial e prejudicar a livre iniciativa e a busca do pleno emprego.

25 de maio de 2022

Fieam aponta distorção e afirma que ‘lista misteriosa’ prejudica o PIM

Fieam considera que a lista de produtos elaborada pela Suframa e pelo Ministério da Economia não atende às necessidades do PIM. Presidente da entidade demonstra preocupação.

25 de maio de 2022

Resultado preliminar do concurso público da PGE-AM é divulgado

Provas ocorreram no dia 17 de abril, quando quase oito mil candidatos concorreram a uma das 44 vagas ofertadas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para PcDs.

25 de maio de 2022