fbpx

sexta, 21 de janeiro de 2022

Marcus Evangelista destaca desafios da nova presidência do Corecon-AM

Eleito para o quarto mandato frente ao Conselho Regional de Economia, Evangelista acredita que a tendência de inflação e juros altos deverá se manter ao longo de 2022.

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

Os economistas Marcus Evangelista e Judah Torres tomaram posse, na última segunda-feira (27), como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), em mandato que vai até o dia 31 de dezembro de 2022. A eleição da chapa aconteceu de forma unânime, com votos dos nove conselheiros titulares que compõem o órgão.

Eleito para o quarto mandato frente à entidade de classe, Evangelista ressalta os desafios de assumir o cargo em um momento de crise santitária e econômica.

“Acredito que o principal desafio será vencer este momento. Não temos como saber se a pandemia vai evoluir ou se será sanada com brevidade. Os profissionais da economia precisam estar presentes dentro das empresas para trazer soluções diante das dificuldades”, declarou o novo presidente.

Além dos desafios macroeconômicos, a valorização do profissional de economia também será uma das prioridades da nova gestão.

“Estamos assumindo a defesa dos nossos profissionais registrados e, obviamente, promover o desenvolvimento da profissão apoiando a sociedade, agindo dentro das nossas atribuições. Temos que buscar um aumento no número de registrados dentro do Corecon-AM entre outras questões institucionais”, enfatizou.

Com relação às projeções econômicas para o Amazonas no ano de 2022, Evangelista não é otimista. Para ele, a economia do estado continuará a ter dificuldades, impactado, principalmente pelo cenário de juros e inflação altos. Na avaliação do presidente do Corecon, a tendência de alta dos preços deverá se manter no ano novo.

“O momento é desafiador. Temos uma inflação muito acima da meta. Temos também uma série de aumentos acontecendo praticamente de forma semanal e a Selic aumentando. Todas as estratégias do governo federal não surtiram efeitos no combate à inflação. Portanto, acredito que, não só para os economistas mas para toda a sociedade do nosso estado, 2022 será um ano em que deveremos ficar atentos e vigiar os gastos, porque os preços vão continuar subindo e não temos previsão de normalização da inflação do nosso país”, finalizou.

Anteriormente, Marcus Evangelista ocupou a presidência do Corecon-AM por três mandatos consecutivos, entre 2013 e 2015.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Produção de motos do PIM deve crescer quase 8% em 2022

Abraciclo projeta que a produção de motos deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. Volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 produzidas em 2021.

21 de janeiro de 2022

Guias do ISS Autônomo 2022 já podem ser impressas via portal Manaus Atende

Prazo para pagamento em cota única, com desconto de 10% sobre o valor de lançamento, termina no dia 31. Contribuinte também poderá optar pelo pagamento parcelado.

20 de janeiro de 2022

Usuários do transporte coletivo podem recarregar cartão PassaFacil via PIX

Para fazer a recarga, é preciso informar o número do cartão e escolher o valor. Em seguida, será gerado um código para pagamento, via PIX, no banco de preferência do usuário.

20 de janeiro de 2022

Ghost Kitchen: novo modelo de negócios para restaurantes chega a Manaus

Uma Ghost Kitchen tem esse nome por não ter endereço fixo e não atender aos clientes no formato tradicional de um restaurante físico, basicamente elas atuam no delivery.

20 de janeiro de 2022

Auxílio Brasil deve injetar, no mínimo, R$ 84 bilhões na economia

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que 70% do montante se destinará ao consumo imediato. Pagamento iniciou na terça.

20 de janeiro de 2022

Gree lança novo ar-condicionado produzido na Zona Franca de Manaus

Gree lança ar-condicionado com novo design e tecnologia de purificação do ar, com produção na Zona Franca de Manaus onde emprega 1 mil funcionários.

20 de janeiro de 2022

Avanço da Ômicron pode derrubar produção de motocicletas no PIM este mês

Caso a queda na produção de janeiro se confirme, ela virá sobre números já negativos registrados em dezembro de 2021, em comparação a novembro, quando a produção caiu 32,9%.

20 de janeiro de 2022

Reajuste nos benefícios pagos pelo INSS é de 10,16% a partir de janeiro

O reajuste dos benefícios pagos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2022 será de 10,16%. Aumento é aplicado também nas pensões pagas às vítimas da talidomida e outras.

20 de janeiro de 2022