fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Corecon-AM realiza webinário comemorativo de cinco décadas de atuação

Evento é voltado a profissionais, estudantes e público em geral e é alusivo ao legado da profissão para a região, em comemoração aos 50 anos da entidade representativa.

9 de agosto de 2021

Compartilhe

Cerimônia de lançamento será na segunda, 9, a partir das 19h (Foto: Reprodução)

Com a premissa de discutir políticas e ações de desenvolvimento econômico na região Norte, o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) realiza entre 9 a 13 de agosto, a “Semana do Economista”. O evento é voltado a profissionais, estudantes e público em geral e é alusivo ao legado da profissão para a região, em comemoração aos 50 anos que a entidade representativa da classe completa este ano.

Em 2021, comemora-se ainda os setenta anos da Lei 1.411 de 1951, que oficializou a profissão de economista no Brasil, cuja programação iniciou no dia 1º de Agosto, promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).

“Após um período crítico de crise sanitária e econômica, cujos efeitos ainda vamos continuar sentindo no futuro, mostrou a importância do profissional economista para a sociedade: alguém que consegue entender e mensurar as variáveis que afetam o problema, inclusive subjetiva, para poder aportar soluções. Esse olhar macro entendo ao mesmo tempo as peculiaridades locais está presente há muito tempo nos profissionais do Amazonas, que sempre tiveram como desafio propor modelos de desenvolvimento sustentável ao longo dessas cinco décadas”, afirma o presidente da entidade, Martinho Luís Gonçalves Azevedo.

O diagnóstico contemporâneo dessa realidade foi debatido ao longo de 2020 e 2021 no canal do Youtube da entidade. A análise da desigualdade regional em relação a outras localidades do país, bem como demais perspectivas sócio-econômico-ambientais viraram tema de pesquisa coordenada e organizada pela economista Michele Lins Aracaty e Silva, vice-presidente do Corecon-AM.

“Colocamos os dados à disposição da sociedade como forma de contribuir e aproximar o economista das instâncias deliberativas. Inclusive, essa experiência ao longo de cinco décadas virou uma publicação que será lançada na Semana do Economista”, destacou.

O e-book “O legado dos 50 anos do Corecon-AM e suas perspectivas para o futuro” será apresentado no último dia de programação do evento, com disponibilização do e-book gratuitamente no site da instituição.

Programação

A cerimônia de lançamento será na segunda, 9, a partir das 19h, com a participação do presidente Martinho Luís Azevedo, da vice-presidente Michelle Lins Aracaty e da representante do Conselho Federal de Economia, Denise Kassama.

Em seguida, será aberta uma mesa-redonda sobre os 50 anos de atuação do Conselho e o desafio do desenvolvimento econômico aliada a sustentabilidade, com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e do Banco da Amazônia (Basa), além de ex-conselheiros do órgão.

Na terça, ocorre a mesa-redonda “Contribuição do Corecon-AM para o Estado do Amazonas e a economia regional”, com a participação de ex-presidentes do Corecon-AM. Entre as presenças confirmadas, está a do atual reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga.

Ao decorrer da semana, outras dinâmicas estão previstas, como workshop de capacitação com o professor Fábio Viana, debates sobre o ensino das ciências econômicas nas universidades e o processo de interiorização das atividades do Conselho por meio de parcerias locais.

Por conta das restrições sanitárias atuais em decorrência da epidemia do novo coronavírus, as festividades serão realizadas de forma virtual e contarão com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Conselho no Youtube.

Semana do Economista 2021

Tema : Corecon-AM 50 anos e o desafio do desenvolvimento sustentável

09.08.21
19h – Abertura
19h30 – Mesa Redonda “Corecon-AM 50 anos e o desafio do desenvolvimento sustentável”

10.08.21

19h – Live “Contribuição do Corecon-AM para o Estado do Amazonas e a economia regional”

11.08.21
17h – Workshop “Economia e as leis da prosperidade” – com Fábio Viana
19h – Live com “Economia e Empreendedorismo: O presente e o futuro do mercado profissional” – Com representantes da UFAM e UEA

12.08.21
19h – Proposta de interiorização e futuras parcerias do Corecon-AM no interior

13.08.21
19h – Lançamento do E-book “O legado dos 50 anos do Conselho Regional de Economia do Amazonas e suas perspectivas para o futuro”

19h30- Encerramento da Semana do Economista 2021

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Indicações Geográficas são conhecidas por 60% dos pequenos varejistas

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma Indicação Geográfica gostariam de vender produtos típicos regionais

22 de setembro de 2021

Produção agrícola em 2020 bate novo recorde e atinge R$ 470,5 bilhões

Produção agrícola nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou, no ano passado, a 255,4 milhões de toneladas, 5% maior que a de 2019, segundo dados do IBGE.

22 de setembro de 2021

Proposta do autoatendimento em postos tramitará em urgência no dia 26

A MP recebeu proposta de 73 emendas ao texto-base, dentre elas, a que propõe a implantação de bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

22 de setembro de 2021

Argentina vai permitir a entrada de brasileiros vacinados

Para ingressar no país será necessário comprovar o esquema de vacinação contra Covid-19 completo há ao menos 14 dias, e ter testado negativo para a doença antes do ingresso.

21 de setembro de 2021

Produção nacional de aço tem aumento de 2,92% em agosto, diz Instituto

Com este aumento, os níveis de produção do aço no país seguem elevados, acima de 8 milhões de toneladas por mês durante todo o ano de 2021, com exceção do mês de março.

21 de setembro de 2021

Manaus Previdência lança edital para concurso; salários chegam a R$ 12,4 mil

A vigência do concurso será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, sendo prorrogável por mais dois anos.

21 de setembro de 2021

Bioeconomia é oportunidade para aperfeiçoar atividades públicas e privadas

Com ajuda do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), representantes dos setores público e privado veem na bioeconomia amazônica, potencial para avançar em suas atividades.

21 de setembro de 2021

Fab Lab cria projetos de fomento à inserção feminina na tecnologia

Nos cursos, ofertados pela instituição, as mulheres têm acesso a conteúdos como: robótica, realidade virtual, modelagem 2D e 3D, eletrônica, marcenaria, IOT, entre outros.

21 de setembro de 2021