fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Mais de cem eventos do Carnaval foram cancelados devido à pandemia

Medidas de restrições pegaram de surpresa o setor de eventos que vinha em uma recuperação gradual das atividades, mas que se depara agora com nova explosão de casos de Covid.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

Asseeam afirma que 100% dos eventos exigem a carteira de vacina contra Covid (Foto: Divulgação)

Pegos de surpresa com a explosão de casos de Covid-19 e da facilidade de contágio da variante Ômicron, os empresários do setor de eventos do Amazonas amargam um revés na atividade com novas medidas de restrições, quando tudo parecia caminhar para uma volta gradual dos negócios.

De acordo com o presidente da Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseeam), Gerson Sampaio, somente com o decreto do Estado que reduz eventos à capacidade máxima de 200 pessoas, foram cancelados 15 grandes shows na cidade e, com a suspensão do Carnaval de rua, mais de cem programações deixarão de acontecer.  

Na tarde de quinta-feira (13), representantes de vários setores da economia, entre eles a Asseeam e o Comitê de Crise do Governo do Estado para a pandemia conversaram sobre o atual estágio das medidas e os impactos na atividade econômica.

“Da nossa parte do setor de Eventos, nós entendemos que as medidas são necessárias, mas queremos que todos façam o controle das medidas sanitárias. Nosso setor é quem está exigindo o ‘passaporte vacinal’ em 100% dos eventos, mas somos os principais atingidos por essas medidas. Tem que ter a exigência da carteira nos supermercados, nos shoppings e no comércio, pra assim todos se vacinarem e esse vírus sair logo de circulação”, defende Sampaio.

O empresário afirma que de setembro a dezembro de 2021, todos os eventos da cidade fizeram a cobrança do cerificado de vacinação e que, por isso, esses eventos não impactaram no aumento de casos no Estado.

“Hoje nós temos a informação de que 80% dos casos de internação nos hospitais e dos casos graves são de pessoas que não tomaram a vacina. Por isso é importante que seja cobrado o passaporte e que todos se vacinem logo”, informa.

Empresários reivindicam planejamento das autoridades

Segundo o presidente da associação, os empresários levaram para o Comitê de Crise a reivindicação para que as medidas não perdurem por muito tempo e que, não pode haver mais endurecimento nas restrições como ocorreu no ano passado.

“São 30 mil trabalhadores hoje preocupados e precisando trabalhar. Queremos uma planejamento por parte das autoridades para que a gente possa se programar porque sem esse planejamento a tendência é ficar parado e fechar”, disse.

Segundo Sampaio os empresários se comprometeram a munir Governo do Estado e Prefeitura com mais informações para que seja feito logo uma previsão dos próximos passos. Desde as medidas tomadas para o controle da pandemia ainda há pendências em relação a grandes eventos como o Desfile das Escolas de Samba de Manaus, no Centro de Convenções, agora em fevereiro, e o Festival de Parintins, em junho.

Texto Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022