fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Artistas do Carnaval querem desfile ou edital de projetos culturais

Documento que será produzido na segunda-feira sugere que haja o Desfile, ou seja adiado, ou seja publicado edital em favor dos artistas do Carnaval.

8 de janeiro de 2022

Compartilhe

Só no Grupo Especial das Escolas de Samba são mais de 400 artistas que se programam para trabalhar no início do ano (Foto: Divulgação/Dudson Carvalho)

O risco de não haver o Desfile das Escolas de Samba em Manaus devido o avanço das infecções de Covid-19 levou a categoria dos artistas das agremiações a buscar alternativas para a sua subsistência. Em reunião realizada na tarde de sábado (8), os artistas decidiram criar uma Comissão que produzirá um documento com as seguintes propostas, realização com protocolos rígidos de saúde do Desfile, ou publicação de editais para a cadeia produtiva artística do Carnaval.

O crescimento dos casos de infeção da Covid-19 com o avanço da variante Ômicron ampliou a sensação de risco com a realização do desfile das Escolas de Samba de Manaus. Nesta semana, a Prefeitura, a exemplo de outras capitais, cancelou a realização do Carnaval de rua e o Governo do Amazonas publicou decreto limitando eventos apenas para 200 pessoas.

De acordo com o carnavalesco da Escola Unidos do Alvorada, Dudson Carvalho, mais de 400 profissionais são empregados pelos barracões apenas no Grupo Especial. “Somente para um carro, o artista leva dez pessoas”. Segundo Dudson, caso não haja o desfile, a ideia do edital é para atividades dentro da área de atuação dos artistas dos barracões. “Quem faz fantasia faz uma oficina de fantasia, quem faz solda, ensina solda artística e ai por diante”, explicou.

O carnavalesco alerta que a classe aceita até o adiamento do Carnaval, porém neste caso, o edital precisaria ser lançado. PAra ele as escolas podem fazer o Carnaval em 30, 60 dias, mas agora, mas agora é o omemnto que pais e mães de família se programaram para ganhar o sustento.

Texto por Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022