fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Artistas do Carnaval querem desfile ou edital de projetos culturais

Documento que será produzido na segunda-feira sugere que haja o Desfile, ou seja adiado, ou seja publicado edital em favor dos artistas do Carnaval.

8 de janeiro de 2022

Compartilhe

Só no Grupo Especial das Escolas de Samba são mais de 400 artistas que se programam para trabalhar no início do ano (Foto: Divulgação/Dudson Carvalho)

O risco de não haver o Desfile das Escolas de Samba em Manaus devido o avanço das infecções de Covid-19 levou a categoria dos artistas das agremiações a buscar alternativas para a sua subsistência. Em reunião realizada na tarde de sábado (8), os artistas decidiram criar uma Comissão que produzirá um documento com as seguintes propostas, realização com protocolos rígidos de saúde do Desfile, ou publicação de editais para a cadeia produtiva artística do Carnaval.

O crescimento dos casos de infeção da Covid-19 com o avanço da variante Ômicron ampliou a sensação de risco com a realização do desfile das Escolas de Samba de Manaus. Nesta semana, a Prefeitura, a exemplo de outras capitais, cancelou a realização do Carnaval de rua e o Governo do Amazonas publicou decreto limitando eventos apenas para 200 pessoas.

De acordo com o carnavalesco da Escola Unidos do Alvorada, Dudson Carvalho, mais de 400 profissionais são empregados pelos barracões apenas no Grupo Especial. “Somente para um carro, o artista leva dez pessoas”. Segundo Dudson, caso não haja o desfile, a ideia do edital é para atividades dentro da área de atuação dos artistas dos barracões. “Quem faz fantasia faz uma oficina de fantasia, quem faz solda, ensina solda artística e ai por diante”, explicou.

O carnavalesco alerta que a classe aceita até o adiamento do Carnaval, porém neste caso, o edital precisaria ser lançado. PAra ele as escolas podem fazer o Carnaval em 30, 60 dias, mas agora, mas agora é o omemnto que pais e mães de família se programaram para ganhar o sustento.

Texto por Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos neste sábado

Código de Trânsito completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

22 de janeiro de 2022

Veterinário orienta donos sobre cuidados com pets no ‘inverno amazônico’

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais para passar pela temporada de aumento das chuvas e umidade relativa do ar de forma saudável.

22 de janeiro de 2022

Governo suspende atendimento presencial na sede do Sine AM

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (24), e vai até a sexta-feira (29). Decisão é é para resguardar a saúde dos servidores e das pessoas que frequentam o local.

22 de janeiro de 2022

Pontos de vacinação de Manaus terão atendimentos neste sábado

Campanha atende ao público de 12 anos e mais em oito pontos. Em todos estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses, e a quarta dose para imunosuprimidos.

22 de janeiro de 2022

ONG oferece atendimento psicológico gratuito para a população no AM

ONG realiza a partir desta segunda-feira (24) atendimento psicológico gratuito para todas as pessoas, crianças e deficientes auditivos em Manaus e cidades do interior do AM.

22 de janeiro de 2022

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022