Ferramenta on-line transforma imagens em informações, consegue mapear trajeto de consumidores em empresas e identificar quais produtos mais chamaram a atenção do cliente.
Tecnologia já é uma realidade em muitas cidades e pode ser implantada no AM (Foto: Reprodução)
A Associação Brasileira de Agentes Digitais – região Norte (Abradi Norte) apresentou, nesta sexta-feira (3), os avanços da teconologia digital e os benefícios para empresas do Amazonas. Na ocasião, diretor operacional da empresa SiliconLife, Roberto Jones, explicou que o vídeo analytics é uma sub área da interligência artificial, ou seja, uma ciência que usa ferramentas e computadores para fazer análise.
“O vídeo analytics trata a questão de extrair de vídeos e imagens informação ou dados, para que, a partir daí, possamos tomar decisões. A gente transforma vídeos e imagens em informação, e é essa a ideia da ferramenta”, explicou Jones durante a palestra Inteligência Artificial e Vídeo Analytics aplicados em Comunicação e Marketing, que contou ainda com as presenças do publicitário Durango Duarte e o presidente da Abradi São Paulo, Rodrigo Neves.
Rodrigo Neves afirmou que essa nova ferramenta já uma realidade em muitas cidades do mundo. “Não é só o Google e o governo da Inglatrerra que pode ter. A gente desenvolve soluções, como apresentamos hoje, desde coisas muito simples como identificar quantas pessoas passaram pela sua loja e se elas pegaram algum produto. Isso já é acessível e viável hoje tecnicamente, e a um preço aplicável à realidade brasileira”, garante.
Atualmente, segundo os especialistas, a tecnologia está disponível para o Brasil. No entanto, ela pode ser um pouco cara para ser implementada, como explica Rodrigo. “Depende do volume de dados que você vai capturar, análisar e armazenar. Então, o nível computacional é um pouco alto e precisa de um certo nível de investimento”, enfatizou o presidente da Abradi São Paulo.
Para os especialistas, é preciso entender o tipo de aplicação que se deseja fazer. “Se você tá falando da indústria, máquinas e equipamentos, é bem mais tranquilo você colocar uma aplicação. Quando você fala de pessoas, você tem algumas restrições e precisa saber o que você pode ou não fazer”, pontua Rodrigo.
Na palestra, os especialistas defenderam que há muita coisa hoje disponível para empresa de tecnologia, marketing e publicidade, para utilizar e acoplar a projetos. O vídeo analytics, segundo eles, vai fazer otimizar muitos processos, como melhorias na entrega melhor para o cliente, e também vai deixar a região em um nível de tecnologia, qualidade de atendimento e serviço parecidos com os ofertados em outras capitais do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
O RealTime1 esteve no evento acompanhando a palestra e buscando informações tecnológicas sobre o uso da ferramenta com os especialistas. Assista à reportagem da TV RealTime1:
Se preferir, asssista à palestra completa no link abaixo e disponível no YouTube, no canal da Abradi Norte:
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: