fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Branding foi melhor usado em calçadão no RJ do que no de Manaus

Para construir uma marca é preciso levar em conta o DNA e as percepções de um lugar. Saiba o que pode ter gerado a fama sobre o calçadão em Copacabana.

24 de outubro de 2021

Compartilhe

O que surgiu primeiro: o calçadão do Largo São Sebastião, em Manaus; ou o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro? Ambos os pontos turísticos possuem o mesmo desginer de calçamento e até há uma rixa entre a população das duas capitais de qual teria sido feito primeiro.

Há quem diga que o construído em Manaus, em 1902, é o primeiro e o do Rio de Janeiro só surgiu 20 anos depois. Mas há também quem defenda que as duas construções têm a mesma data de início. Mas, o que mesmo importa: a data de fundação ou a fama que eles atingiram?

Quem visita os dois locais fica deslumbrado pelo cenário turístico que os cercam. Em Manaus, o calçadão é uma espécie de porta de entrada para o luxuoso Teatro Amazonas. Já no Rio de Janeiro é possível caminhar ao lado de uma extensa faixa de areia por mais de quatro quilômetros contemplando a brisa do mar.

Cidades competem para atrair turistas

Hoje, conforme Alexandre Seguimoto, as cidades, regiões e países precisam competir entre si para atrair turistas, investidores, estudantes, empreendedores, profissionais, eventos culturais e esportivos, organizações internacionais, a atenção dos meios de comunicação internacional, e etc… Segundo ele, “uma cidade é uma marca quando possui características claras e destintas que podem facilmente ser identificadas e que adicionam valor agregado”.

A explicação de Seguimoto, sócio fundador da Indústria Criativa, foi durante a palestra “Branding para Cidades: construindo valor através da Identidade Regional” realizada esse mês em Manaus. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) Região Norte e contou com a mediação do empresário e presidente da Abradi Norte, Durango Duarte.

Uma marca precisa ter história e significado

O conceito apresentado por Alexandre durante a palestra analisa o branding para cidades nas duas capitais brasileiras. Qual o significado para os dois calçamentos? No Amazonas, o encontro das águas; No Rio de Janeiro, as ondas do mar.

Na capital carioca, Alexandre explica que tem até música para o calçadão: “o balanço das ondas do mar”. “Mas cadê a representatividade daqui, de onde a coisa é originária?”, questiona o palestrante, ressaltando que isso é curioso. “Lá [RJ] houve um elemento explorado para divulgar a cidade como marca. Você vê até marca de produto com esse símbolo e alguém na praia, com certeza não é ninguém em Manaus. Então, aqui, a cidade não soube se apropriar desse elemento. Talvez porque existam outros tão ou mais importante. E no caso do Rio de Janeiro, por ter um calçadão de maior extensão e maior visibilidade, talvez ele tenha sido usado por isso”, acredita Seguimoto.

DNA da marca

Alexandre destaca que é preciso cuidar da marca, não apenas criar. E, segundo ele, Marketing e Branding precisam caminhar juntos.

“Quando você vai construir uma marca, você tem que levar em conta as percepções daquele lugar e precisa entender o DNA do lugar para construir uma marca. Ter um significado é importante e torna mais fácil conquistar o cliente. Mesmo que não seja lindo porque lindo é subjetivo, pois o que eu acho lindo você pode não achar. Então, é importante ter uma história”, ressalta o palestrante.

Perdeu o evento? Assista à palestra completa. O vídeo está disponível no YouTube, basta clicar aqui ou esperar carregar o arquivo a seguir:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021