Operação inclui delivery entre as cidades sergipanas de Aracaju e Barra dos Coqueiros, trajeto que tem uma distância de 2,8 Km. Tempo de entrega será de 5 minutos.
Esta é a segunda etapa do projeto que pretende implementar entregar via drones (Foto: Divulgação)
O Ifood vai inaugurar nesta quarta-feira (15) a sua primeira rota experimental de entregas por drones no Brasil. A operação inclui entregas intermunicipais entre as cidades sergipanas de Aracaju e Barra dos Coqueiros, trajeto que tem uma distância de 2,8 Km. De acordo com a empresa, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permite o uso da rota em formato experimental. Com isso, o serviço de delivery por drones vai funcionar de quarta a domingo, no período de de 11h às 17h.
As entregas vão partir de um shopping em Aracaju, atravessando o rio Sergipe, até chegar no ponto de retirada, chamado de “droneport”. Lá, um entregador do Ifood vai retirar o pedido e levá-lo ao cliente final, utilizando motocicleta, bicicleta ou patinete.
O Ifood estima que, com a entrega pelos ares, será possível reduzir o tempo de entrega na rota, que varia de 25 a 55 minutos pela ruas, para 5 minutos e 20 segundos com o uso dos drones. Ainda segundo a empresa, previsão é reduzir em 70% o tempo total nas entregas com o uso da tecnologia.
Esta é a segunda etapa do projeto que pretende implementar entregar via drones no Brasil pelo Ifood. Os primeiros testes foram por meio de entregas pontuais, realizadas em 2020 na cidade paulista de Campinas.
O drone do iFood é desenvolvido pela Speedbird Aero, também responsável por fazer o controle de voo. O modelo tem capacidade máxima para levar até 2Kg de carga. A velocidade pode chegar a 40Km/h e a altura máxima é de 60 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares. O equipamento conta ainda com navegação em GPS e paraquedas de emergência.
Leia mais: