Apps estarão disponíveis para clientes das três bandeiras de farmácias da companhia. A meta são R$ 5 milhões por mês com vendas online.
(Foto: Divulgação)
O Grupo Tapajós avança mais um passo na estratégia de transformação digital e assina acordo com o iFood e o Uber Eats. O objetivo é reforçar as operações de delivery e e-commerce de suas três bandeiras de farmácias – FarmaBem, Flexfarma e Santo Remédio. A parceria marca a estreia dos superaplicativos no varejo farmacêutico da Região Norte, onde a companhia é líder de mercado.
No ano passado, as mais de 125 lojas do grupo totalizaram um faturamento de R$ 660 milhões, com 3% da receita oriunda das vendas online. “Com essas novas plataformas, temos condições de movimentar pelo menos R$ 5 milhões por mês, o que representaria quase 10% do volume de negócios”, ressalta Fernando Ferreira, diretor de marketing, vendas e consumer experience.
Ainda segundo o executivo, a perspectiva é de ampliar em até 40% o volume de clientes atendidos anualmente, hoje na casa dos 14 milhões. “Antes de iniciar as conversações com os aplicativos, realizamos estudos de mercado que detectaram que 80% do nosso público-alvo se considera um internauta assíduo. Isso demonstra o potencial latente que podemos explorar”, avalia.
As entregas contemplarão em torno de 7 mil produtos, incluindo artigos de beleza, perfumaria e conveniência, além dos multivitamínicos que compõem o portfólio de marcas próprias. “Também vamos dar mais impulso à nova marca de higiene pessoal que deve chegar às gôndolas ainda no segundo semestre”, comenta.
Outra novidade no Grupo Tapajós é a implementação de um sistema que permite a digitalização das operações da sua distribuidora homônima, como parte do investimento de R$ 15 milhões em tecnologia.
O atacado farmacêutico responde por cerca de 40% do faturamento de R$ 1,1 bilhão da companhia. Para garantir o agendamento dos produtos adquiridos e programados, com qualidade e menor tempo possível, a distribuidora automatizou o sistema de agendamento e promoveu uma revisão processual.
Essa decisão já garantiu uma melhora de 52% no nível de serviço de recebimento de cargas e a companhia passou a monitorar em tempo real os recebimentos nos CDs. “A indústria, por meio de sua distribuição, pode selecionar a data disponível para entrega na doca”, destaca Edson Nunes Ferreira, diretor de supply chain e prevenção de perdas.
O grupo também já está incorporando à operação do atacado farmacêutico uma solução avançada que permite gerenciar, em tempo real, o desempenho da frota de veículos e da equipe de transportadores.
A Tapajós mantém quatro centros de distribuição (CDs) nas cidades de Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que atendem 3,1 mil clientes mensalmente e contam com 9 mil SKUs no portfólio – disponibilizados por 180 fabricantes. Os complexos possibilitam abastecer as 125 farmácias de três bandeiras de varejo. São elas a FarmaBem, a Flexfarma e a Drogaria Santo Remédio.
Com informações da assessoria
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