Bolsonaro escolheu Daniella Marques Consentino para comandar a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec). Ela assume a vaga de Carlos da Costa.
Daniella Consentino assume órgão que comanda a Suframa (Foto: Reprodução)
A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), órgão ao qual a Órgão que comanda a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é ligada, está agora sob direção de Daniella Marques Consentino – que assume a vaga de Carlos da Costa.
A mudança foi promovida pelo governo Jair Bolsonaro e especialistas analisam que ela fortalece o ministro da Economia Paulo Guedes, já que Daniella Consentino é tida como “braço direito’ do ministro.
A troca do economista Carlos Costa pela administradora Daniella Consentino é vista com apreensão pelo mercado e pelo empresariado local, uma vez que Guedes já se manifestou contrário às políticas de subsídios e incentivos fiscais, como o regime de isenção fiscal que beneficia as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Recentemente o ministro se manifestou pela redução dos incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na região.
A portaria com a mudança na secretaria, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU). O ex-titular da Sepec, deve assumir o cargo de adido do Ministério da Economia em Washington.
O titular da Sepec tem entre as atribuições, presidir as reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS) que delibera sobre a aprovação de projetos com os benefícios da ZFM. A próxima reunião está marcada para 24 de fevereiro, no contexto do aniversário da criação do modelo de desenvolvimento regional.
Sócia-fundadora e diretora de fundos de investimento antes de ingressar no governo, Daniella é formada em administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e tem MBA em Finanças pelo Ibmec. Ela atuou por 20 anos no mercado financeiro, na área de gestão independente de fundos de investimentos.
Da Redação com a Agência Brasil
Leia Mais: