Grupo Tapajós identificou explosão de busca por testes de Covid e antigripais somente em janeiro entre as drogarias que administra, com a alta dos casos de gripes na cidade.
Faltam teste por antígeno devida a alta demanda em janeiro (Foto: Divulgação/Grupo Tapajós)
Com a convivência de duas síndromes respiratórias, a Covid-19 e a Influenza em pleno ‘inverno amazônico’, aliada à alta das internações de coronavirus, o manauara correu para as redes de drogarias em busca dos testes rápidos de detecção do vírus e medicamentos antigripais. A explosão da demanda é confirmada pelo Grupo Tapajós que viu a média diária de testes saltar de 200 para 2 mil por dia, apenas no mês de janeiro.
O Grupo Tapajós abriga as bandeiras Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma e representa um corte significativo do setor de drogarias no Estado. De acordo com a coordenadora farmacêutica do Grupo, Sabrine Cordeiro, a marca de 2 mil testes por dia foi batida, nos últimos três dias da semana passada o que causou a falta do teste por antígeno,
“Devido à alta procura, em algumas unidades das nossas redes houve menor disponibilidade de testes para o antígeno, mas continuamos a oferecer os testes de anticorpos (IGG e IGM)’, informa Cordeiro. Ela adianta que os estoques devem ser regularizados ainda neste mês de janeiro ou começo de fevereiro. “Ou tão logo a indústria (fornecedora dos testes) possa nos atender. Estamos buscando de todas as formas conseguir os produtos, mas, como a alta demanda é em nível de Brasil, há uma escassez nacional, não sendo este um problema só da nossa Região”, diz.
“Com relação a organização das nossas lojas, ampliamos o número de pontos com a oferta de testes. No pico anterior, tínhamos seis lojas que dispunham do serviço de testagem, atualmente são mais de 20 lojas distribuídas em diferentes zonas da cidade”, destaca a coordenadora. Com a ampliação dos pontos, mais profissionais foram deslocados para o atendimento ao público, sobretudo farmacêuticos, que realizam a testagem e dão as primeiras orientações para que o paciente busque um atendimento médico, além de darem agilidade na emissão de laudos e declarações de serviços farmacêuticos.
No que se refere à demanda por antigripais como vitamina C, antialérgicos, Vitamina D e outras vitaminas associadas ao fortalecimento do sistema imunológico, como os polivitamínicos, o Grupo Tapajós informa que houve um aumento das vendas em torno de 25% desde o mês de dezembro e a previsão é fechar os próximos meses ainda com tendência de alta.
Sabrine Cordeiro faz um alerta: “Nesse momento de dificuldades para acesso aos testes, também é importante que as pessoas busquem o isolamento voluntário, caso não consigam um atendimento médico, até para evitar a transmissão. Temos dados clínicos que indicam a necessidade de pelos menos sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas”.
Texto: Emerson Medina
Leia Mais: