quinta-feira, 28 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Governo conclui negociação com BID para financiamento do Prosamin+

Prosamin+ contará com investimentos de aproximadamente R$542 mi e beneficiará 60 mil pessoas. Investimento será destinado a obras de urbanização e habitação.
COMPARTILHE
Wilson Lima e ministro Onyx Lorenzoni lançam Programa de Aquisição de Alimentos com investimento recorde no Amazonas
Em execução pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o PAA 2020/2021 prevê a aquisição de 3.577 toneladas de alimentos da agricultura familiar para doação simultânea a entidades socioassistenciais nos municípios do Amazonas.

O governo do estado concluiu a negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do contrato de empréstimo para a implantação do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+). O programa contará com investimentos de aproximadamente R$ 542 milhões e beneficiará 60 mil pessoas.

O valor do investimento será destinado a obras de urbanização, novos conjuntos habitacionais, saneamento básico e drenagem urbana nas zonas Sul e Leste da capital. O programa foi lançado em julho pelo governador Wilson Lima na comunidade da Sharp, na zona Leste de Manaus.

A negociação cumpre uma das etapas legais do contrato de empréstimo com o BID, e que tem o governo federal como garantidor da operação de crédito. Na reunião, o governo federal foi representado pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) e pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN), órgãos do Ministério da Economia, além da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN).

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo, explicou que após a aprovação dos projetos na Comissão de Financiamento Externo da SAIN, e o estabelecimento dos instrumentos e processos da preparação técnica junto ao BID, inicia-se a negociação dos termos do contrato do empréstimo entre o banco e o Governo do Amazonas.

“Após a conclusão da negociação, os termos de contrato do empréstimo serão enviados ao banco, em Washington (EUA), e, posteriormente, ao Senado Federal, para a autorização do financiamento externo. São etapas importantes que devem estar concluídas em janeiro de 2022, para que em fevereiro possamos assinar o contrato de empréstimo e darmos início as obras do Prosamin+”, afirmou Marcellus Campêlo.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE
LOGÍSTICA NA AMAZÔNIA