fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Governo conclui negociação com BID para financiamento do Prosamin+

Prosamin+ contará com investimentos de aproximadamente R$542 mi e beneficiará 60 mil pessoas. Investimento será destinado a obras de urbanização e habitação.

6 de novembro de 2021

Compartilhe

Governo conclui negociação com BID para financiamento do Prosamin+ (Foto: Reprodução)

O governo do estado concluiu a negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do contrato de empréstimo para a implantação do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+). O programa contará com investimentos de aproximadamente R$ 542 milhões e beneficiará 60 mil pessoas.

O valor do investimento será destinado a obras de urbanização, novos conjuntos habitacionais, saneamento básico e drenagem urbana nas zonas Sul e Leste da capital. O programa foi lançado em julho pelo governador Wilson Lima na comunidade da Sharp, na zona Leste de Manaus.

A negociação cumpre uma das etapas legais do contrato de empréstimo com o BID, e que tem o governo federal como garantidor da operação de crédito. Na reunião, o governo federal foi representado pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) e pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN), órgãos do Ministério da Economia, além da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN).

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo, explicou que após a aprovação dos projetos na Comissão de Financiamento Externo da SAIN, e o estabelecimento dos instrumentos e processos da preparação técnica junto ao BID, inicia-se a negociação dos termos do contrato do empréstimo entre o banco e o Governo do Amazonas.

“Após a conclusão da negociação, os termos de contrato do empréstimo serão enviados ao banco, em Washington (EUA), e, posteriormente, ao Senado Federal, para a autorização do financiamento externo. São etapas importantes que devem estar concluídas em janeiro de 2022, para que em fevereiro possamos assinar o contrato de empréstimo e darmos início as obras do Prosamin+”, afirmou Marcellus Campêlo.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021