Empresários estão otimistas quanto ao resultado do comércio para os primeiros meses de 2022. A previsão é que a injeção de recursos de benefícios, abonos e reajustes salariais anunciados no final de 2021 impulsione o segmento e consequentemente, mantenha os empregos, contratados inicialmente como temporários.
O pacote de recursos que começou a circular no mercado em dezembro e deverá se estender ao longo de 2022 é proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dos auxílios permanentes de programas de renda federal e estadual, além de reajuste salarial dos servidores estaduais.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, relata que o repasse dos valores foi sentido no mês de dezembro, período de alta nas vendas. A expectativa, segundo ele, é que o primeiro bimestre de 2022 seja diferente dos anteriores e feche com saldo positivo e manutenção de empregos.
“Já estamos sentindo melhorias nas vendas. Quando a economia funciona a renda circula, gerando mais emprego, arrecadação ao estado, ampliando o mercado com novas perspectivas. Os empregos temporários têm possibilidades de serem mantidos”, disse o empresário.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, o resultado dos repasse dos recursos à população deverá refletir no balanço do comércio de janeiro e fevereiro. O empresário também considera a possibilidade de manter os trabalhadores temporários em seus postos.
“A injeção dos recursos vai colaborar para que os valores circulem no mercado e os meses de janeiro e fevereiro voltem a ter bons resultados. Se isso acontecer empregos que seriam encerrados tendem a permanecer. É isso que esperamos”.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: