Apesar dos entraves, até mesmo logísticos, empresários do setor afirmam que o comércio está abastecido e preparado para o período de final de ano.
Comércio prevê aumento de até 10% nas vendas do natal frente a 2020 (Foto: Reprodução)
O segmento comercial prevê crescimento entre 8% e 10% nas vendas alusivas ao Natal, em relação a igual período de 2020. A projeção positiva é mantida mesmo em meio aos impactos da inflação e a escalada nos preços repassados ao produto final. Apesar dos entraves, até mesmo logísticos, empresários do setor afirmam que o comércio está abastecido e preparado para o período de final de ano.
De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, o natal continua sendo a melhor data para as vendas do comércio e apesar dos fatores negativos enfrentados durante o ano, o setor conseguiu garantir o abastecimento de produtos.
Ao longo de 2021 o setor foi fortemente pressionado pelo aumento no preço do barril de petróleo, que em cadeia elevou preços do combustível, da energia elétrica, do frete. Por alguns meses o comércio também sofreu com a falta de embalagens.
Segundo Frota, o indicador que garante que o abastecimento do comércio para o último mês do ano está garantido é aumento no percentual de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao governo do estado. O empresário não soube informar o percentual, mas afirmou que o número cresceu em relação a outubro deste ano.
“Hoje o comércio corresponde a 53% de todo o ICMS recolhido ao estado. Os números mostram que o pagamento de ICMS do comércio cresceu, o que significa que os estabelecimentos estão abastecidos, apesar de todas as dificuldades que afetaram o setor em 2021”.
O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima, disse que as vendas positivas da Black Friday animaram os lojistas, que segundo ele, tentam manter promoções com o intuito de chamar a atenção dos clientes.
Lima afirma que apesar das constantes chuvas que atingem a cidade, o movimento nas lojas no centro da cidade cresce a cada dia. Para atender ao público nesse período de maior demanda, o comércio prolongou o horário de funcionamento que agora opera de 8h às 18h30, de domingo a domingo, até o dia 30 de dezembro. No dia 31 o centro funcionará até o meio dia.
“As expectativas para as vendas do natal são as melhores. Acreditamos em crescimento nas comercializações em relação ao último ano. Os itens de maior procura para o natal são dos segmentos de confecções, calçados, perfumaria, celulares e eletroeletrônicos”, comentou.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: