fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Comércio prevê aumento de até 10% nas vendas do Natal frente a 2020

Apesar dos entraves, até mesmo logísticos, empresários do setor afirmam que o comércio está abastecido e preparado para o período de final de ano.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Comércio prevê aumento de até 10% nas vendas do natal frente a 2020 (Foto: Reprodução)

O segmento comercial prevê crescimento entre 8% e 10% nas vendas alusivas ao Natal, em relação a igual período de 2020. A projeção positiva é mantida mesmo em meio aos impactos da inflação e a escalada nos preços repassados ao produto final. Apesar dos entraves, até mesmo logísticos, empresários do setor afirmam que o comércio está abastecido e preparado para o período de final de ano.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, o natal continua sendo a melhor data para as vendas do comércio e apesar dos fatores negativos enfrentados durante o ano, o setor conseguiu garantir o abastecimento de produtos.

Ao longo de 2021 o setor foi fortemente pressionado pelo aumento no preço do barril de petróleo, que em cadeia elevou preços do combustível, da energia elétrica, do frete. Por alguns meses o comércio também sofreu com a falta de embalagens.

Segundo Frota, o indicador que garante que o abastecimento do comércio para o último mês do ano está garantido é aumento no percentual de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao governo do estado. O empresário não soube informar o percentual, mas afirmou que o número cresceu em relação a outubro deste ano.

“Hoje o comércio corresponde a 53% de todo o ICMS recolhido ao estado. Os números mostram que o pagamento de ICMS do comércio cresceu, o que significa que os estabelecimentos estão abastecidos, apesar de todas as dificuldades que afetaram o setor em 2021”.

Comércio estende horário para atendimento

O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima, disse que as vendas positivas da Black Friday animaram os lojistas, que segundo ele, tentam manter promoções com o intuito de chamar a atenção dos clientes.

Lima afirma que apesar das constantes chuvas que atingem a cidade, o movimento nas lojas no centro da cidade cresce a cada dia. Para atender ao público nesse período de maior demanda, o comércio prolongou o horário de funcionamento que agora opera de 8h às 18h30, de domingo a domingo, até o dia 30 de dezembro. No dia 31 o centro funcionará até o meio dia.

“As expectativas para as vendas do natal são as melhores. Acreditamos em crescimento nas comercializações em relação ao último ano. Os itens de maior procura para o natal são dos segmentos de confecções, calçados, perfumaria, celulares e eletroeletrônicos”, comentou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022