fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Comércio prevê aumento de até 10% nas vendas do Natal frente a 2020

Apesar dos entraves, até mesmo logísticos, empresários do setor afirmam que o comércio está abastecido e preparado para o período de final de ano.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Comércio prevê aumento de até 10% nas vendas do natal frente a 2020 (Foto: Reprodução)

O segmento comercial prevê crescimento entre 8% e 10% nas vendas alusivas ao Natal, em relação a igual período de 2020. A projeção positiva é mantida mesmo em meio aos impactos da inflação e a escalada nos preços repassados ao produto final. Apesar dos entraves, até mesmo logísticos, empresários do setor afirmam que o comércio está abastecido e preparado para o período de final de ano.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, o natal continua sendo a melhor data para as vendas do comércio e apesar dos fatores negativos enfrentados durante o ano, o setor conseguiu garantir o abastecimento de produtos.

Ao longo de 2021 o setor foi fortemente pressionado pelo aumento no preço do barril de petróleo, que em cadeia elevou preços do combustível, da energia elétrica, do frete. Por alguns meses o comércio também sofreu com a falta de embalagens.

Segundo Frota, o indicador que garante que o abastecimento do comércio para o último mês do ano está garantido é aumento no percentual de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao governo do estado. O empresário não soube informar o percentual, mas afirmou que o número cresceu em relação a outubro deste ano.

“Hoje o comércio corresponde a 53% de todo o ICMS recolhido ao estado. Os números mostram que o pagamento de ICMS do comércio cresceu, o que significa que os estabelecimentos estão abastecidos, apesar de todas as dificuldades que afetaram o setor em 2021”.

Comércio estende horário para atendimento

O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima, disse que as vendas positivas da Black Friday animaram os lojistas, que segundo ele, tentam manter promoções com o intuito de chamar a atenção dos clientes.

Lima afirma que apesar das constantes chuvas que atingem a cidade, o movimento nas lojas no centro da cidade cresce a cada dia. Para atender ao público nesse período de maior demanda, o comércio prolongou o horário de funcionamento que agora opera de 8h às 18h30, de domingo a domingo, até o dia 30 de dezembro. No dia 31 o centro funcionará até o meio dia.

“As expectativas para as vendas do natal são as melhores. Acreditamos em crescimento nas comercializações em relação ao último ano. Os itens de maior procura para o natal são dos segmentos de confecções, calçados, perfumaria, celulares e eletroeletrônicos”, comentou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Caminhoneiros recebem benefício emergencial a partir desta terça

O Benefício Caminhoneiro-TAC do Governo Bolsonaro tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será pago em seis parcelas mensais, no valor de R$ 1 mil.

7 de agosto de 2022

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano.

7 de agosto de 2022

Ataques de hackers fazem ANP adiar divulgação de preços da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência.

6 de agosto de 2022

Bancada do AM continua luta para sustar decreto de Bolsonaro contra a ZFM

Novo decreto tenta burlar a decisão do STF que preservou os produtos da Zona Franca que são submetidos a PPB. Petição será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.

5 de agosto de 2022

Santander destina R$ 2 milhões para projetos de emprego e renda no País

Dez instituições de todo o País serão contempladas com recursos para projetos de emprego e renda voltados para jovens e adultos com proposta de inclusão produtiva.

5 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Ronaldo ‘Fenômeno’ detalha criação da SAF em evento da Expert XP 2022

Ex jogador da Seleção Brasileira e de times nacionais e internacionais, Ronaldo "Fenômeno" detalhou como opera a primeira SAF do futebol do País.

4 de agosto de 2022

Fieam completa 62 anos e cobra cumprimento de liminar em favor da ZFM

Decreto presidencial publicado no fim de semana contraria decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes e determina nova redução do IPI para itens produzidos na ZFM.

3 de agosto de 2022