fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Fluxo no transporte hidroviário intermunicipal aumenta 21% em novembro

Em novembro, 87.657 pessoas utilizaram embarcações, com saída dos postos de fiscalização da Arsepam em Manaus, para outros municípios do estado. Em outubro, foram 72.288.

6 de dezembro de 2021

Compartilhe

Fluxo tende a aumentar ainda mais em decorrência das festividades de final de ano (Foto: Divulgação)

Em novembro, o serviço de transporte hidroviário intermunicipal no Amazonas apresentou um aumento de 21,26% no fluxo de passageiros, em comparação ao mês de outubro. O dado é da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam).

Responsável pela estatística, o Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da autarquia informou que, em novembro, 87.657 pessoas utilizaram embarcações, com saída dos postos de fiscalização da Arsepam em Manaus, para acessar outros municípios do estado. Em outubro, o número foi 72.288.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, contou que esse fluxo tende a aumentar ainda mais em decorrência das festividades de final de ano. “É uma tendência que aponta para o planejamento de nossas ações, sobretudo em relação ao reforço da fiscalização que teremos agora no final do mês de dezembro”, adiantou.

Ainda segundo o gestor, os dados coletados são importantes para o melhor desenvolvimento da proposta de regulamentação da Lei n° 5.604/2021, que dispõe sobre o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI), no âmbito do Amazonas.

Outros dados

Ao todo, o DETH realizou 2.213 fiscalizações em novembro. Destas, 1.885 ocorreram no Porto da Ceasa, no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus, tendo 58.837 passageiros no período; 213 fiscalizações no Roadway/Porto de Manaus, no Centro, com 24.510 pessoas transportadas; e 115 vistorias nas balsas da Manaus Moderna, no Centro, com 4.310 viajantes.

Em relação aos destinos mais procurados durante o mês passado, Careiro da Várzea (25 quilômetros de Manaus), teve maior fluxo de passageiros, totalizando 30.057. As outras cidades mais procuradas foram Tefé (2.836), Maués (2.598) e Parintins (2.753), distantes, respectivamente, 523, 276 e 369 km da capital.

O Decreto Estadual n° 44.581, de 22 de setembro, liberou o funcionamento do transporte hidroviário intermunicipal sem restrições quanto à lotação da embarcação, mediante autorização da Arsepam. Os agentes da autarquia fiscalizam diariamente para que não haja ocorrências de excesso de passageiros, visto que a superlotação é uma das principais causas de acidentes.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Santander renegocia dívidas com clientes do Amazonas até 31 de março

Santander lança campanha nacional para negociação de dívidas com prazos estendidos de parcelamento e descontos de mais de 90% tanto pessoa física quanto jurídica.

19 de janeiro de 2022

Greve da Receita Federal pode gerar desemprego no PIM, alerta Cieam

Greve dos auditores fiscais preocupa o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, que teme demissão de postos de trabalho caso empresas precisem se reprogramar.

19 de janeiro de 2022

App se posiciona a favor de motoboys, após encerramento da Uber Eats

Fui App se posiciona a favor de motoboys quee receberam notícia do fim das atividades da Uber Eats, após sanção de lei que amplia direitos de entregadores de refeições.

18 de janeiro de 2022

FGV recebe inscrições até sexta-feira para seleção do Censo 2022 do IBGE

FGV inscreve online para mais de 206 mil vagas para o recenseamento que deve visitar mais de 70 milhões de domicílios em todo o País, de acordo com projeção do IBGE.

18 de janeiro de 2022

Governo do Amazonas investe na piscicultura familiar de Iranduba

Fomento abrange desde entrega de alevinos e kits de análise de água a assistência técnica e compra de pescado. Ao todo, foram beneficiados 700 piscicultores do estado.

18 de janeiro de 2022

Com 70,9% das famílias devendo, país encerra 2021 com recorde de endividados

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos.

18 de janeiro de 2022

Servidores federais realizam ato contra ‘congelamento salarial’

Protestos acontecem em frente ao edifício-sede do Banco Central, em Brasília. Mobilização de servidores federais pede reestruturação de carreiras e reajuste salariais.

18 de janeiro de 2022

Anac autoriza redução no número de comissários em voos da Gol e Azul

Decisão leva em consideração "o recente e ainda crescente surto da variante ômicron do coronavírus no Brasil e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes".

18 de janeiro de 2022