fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Transporte hidroviário intermunicipal continua sendo fiscalizado

Cerca de 200 irregularidades foram constatadas pela Arsepam nesse tipo de transporte. Desde março, quase 5.400 abordagens já foram realizadas e 25 multas foram aplicadas.

23 de outubro de 2020

Compartilhe

Arsepam realiza ações diárias relacionadas ao cumprimento das regras contra a proliferação da Covid-19. (Foto: Divulgação)

Há oito meses da publicação do Decreto Estadual nº 42.087, que restringiu a situações de urgência e emergência os serviços de transporte hidroviário e rodoviário intermunicipal coletivo de passageiros, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) realizou mais de 5 mil fiscalizações nas embarcações que partem dos portos Ceasa, Roadway e de pontos de embarque localizados na feira da Manaus Moderna.

Desde o dia 20 de março, a Arsepam realiza ações diárias relacionadas ao cumprimento das regras contra a proliferação da Covid-19 e a partir de julho, mês de retomada do serviço, diversas penalidades administrativas já foram aplicadas com direito a ampla defesa.

Principais irregularidades

Entre as principais irregularidades constatadas destacam-se o descumprimento da limitação da capacidade das embarcações, estabelecida em 40% para ferry boats e navio motores e 60% para lanchas rápidas.

Cerca de 200 irregularidades registradas pela reguladora, em parceria com agentes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e a Delegacia Fluvial (Deflu), geraram 59 notificações e 25 multas de até R$ 10 mil.

Os deslocamentos fluviais intermunicipais de cargas ou passageiros nunca foram regulados, o que constantemente gera diversos empecilhos e dificuldades aos usuários, como a discrepância do valor das tarifas e a falta do seguro contra acidentes, por exemplo.

Regulamentação

Tais exigências serão regulamentadas após a publicação do Projeto de Lei nº 44/2020, de autoria da Arsepam, que já tramita na Assembleia Legislativa (ALEAM), desde o ano passado.

A agência reguladora disponibiliza o WhatsApp (98408-1799) 24 horas por dia para sanar e dúvidas e receber denúncias sobres os serviços de transporte fluvial, rodoviários e gás canalizado regulados pela Arsepam.

Leia mais Dia a Dia

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022

Inscrições para segundo processo do Sisu terminam nesta sexta-feira

É preciso ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, não ter tirado zero na prova de redação e não ter se declarado como treineiro no Enem.

1 de julho de 2022

Dados da Covid ficarão disponíveis no site da FVS-AM no período eleitoral

Em atenção à Lei Eleitoral nº 9.504/1997, está suspenso o envio de dados e textos, via Secretaria de Comunicação do Estado, a partir de 2 de julho até o final das eleições.

30 de junho de 2022

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022