sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Fieam destaca papel capital da Sudam no financiamento de novos projetos

Encontro realizado nesta segunda-feira promoveu diálogo entre áreas que promovem o desenvolvimento regional na Amazônia Legal, além de ouvir demandas dos setores produtivos.
COMPARTILHE
Fieam

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) promoveu nesta segunda-feira (30), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), encontro para promover o diálogo com áreas que promovem o desenvolvimento regional na Amazônia Legal, além de ouvir demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento oferecidos pela autarquia.

A reunião, liderada pela superintendente Louise Caroline Campos, faz parte da ação itinerante que irá rodar as nove capitais dos estados da Amazônia Legal. 

“Queremos ouvir as demandas e levar o conhecimento sobre os nossos instrumentos de ação para que juntos possamos articular nossas políticas e planejamento para o desenvolvimento includente e sustentável da região”.

Na ocasião, o presidente da Fieam, Antonio Silva, destacou o papel fundamental da Sudam como indutora do desenvolvimento na região amazônica neste momento de recuperação econômica.

“A Sudam tem papel capital no financiamento de novos projetos. É necessário sim aproximar o órgão da base industrial produtiva, de forma que consigamos facilitar o custeio e a operacionalização das linhas de investimento do governo federal”, disse, ao acrescentar o papel benéfico para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Essa interlocução entre os entes será de grande auxílio para as indústrias que tiveram suas atividades penalizadas por conta da pandemia do Covid-19”, completou.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou o momento propício para retomada das atividades econômicas no período atual de estiagem no estado que chamou de “verão amazônico”. Investimentos em infraestrutura foram citados pelo governador como importantes, como a AM 010, para movimentar e criar um corredor de atividade econômica entre os municípios.

“Quero fazer um reconhecimento do trabalho que é feito pela Sudam e a importância dessa visita que estão fazendo aqui no sentido de entender que caminhos a gente deve seguir para um desenvolvimento, sobretudo para aquela questão que é histórica que é o desenvolvimento do sul do Amazonas, onde temos uma pressão muito grande principalmente na estiagem que se torna muito evidente a necessidade de criar políticas consistentes para aquela área, em razão do desmatamento e também das queimadas”, frisou ele.

O ambiente promovido pela Sudam, de escuta ao setor produtivo como um todo, foi relatado também pelo presidente da Federação Agropecuária do Amazonas (FAEA) e do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Muni Lourenço, como necessário para a busca constante pelo desenvolvimento da Amazônia.

“Para nós, do setor agropecuário e também do setor produtivo, temos duas lutas muito constantes aqui no Amazonas. Primeiro pelo fortalecimento da Zona Franca de Manaus (ZFM) e segundo pela interiorização do desenvolvimento do nosso estado”, relembrou ele ao citar a situação de pobreza preocupante nos municípios do interior do Amazonas.

“O Amazonas é muito maior que Manaus e precisamos efetivamente de alternativa no setor de emprego e renda e, sem dúvida alguma, o grande conhecimento acumulado da Sudam, em termos de planejamento e desenvolvimento regional, é fundamental nesse grande desafio”, disse o empresário.

Fonte: Fieam

Leia mais:

COMPARTILHE
NOVO PASSO