O governador Wilson Lima (PSC) é um dos presentes, na manhã desta segunda-feira (30), da caravana “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional...
O governador Wilson Lima (PSC) é um dos presentes, na manhã desta segunda-feira (30), da caravana “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal”. A caravana, formada por representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), está percorrendo os nove estados da Amazônia Legal e o Amazonas é o terceiro Estado visitado. O evento, que reúne técnicos da autarquia, secretários de estado e representantes da indústria, comércio e demais setores produtivos regionais recolhe dados que irão subsidiar a elaboração das diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento regional.
___
Caso se confirme a ausência de coligações proporcionais em 2022, o presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão, já considera a possibilidade de desistir de se candidatar a deputado federal. Hissa optaria pela candidatura a deputado estadual. A questão é que o PDT não tem, até agora, outros nomes fortes para lançar como candidatos a federal. E, para eleger o mais votado, cada partido precisa alcançar pelo menos 145 mil votos para deputado federal, uma possibilidade não vislumbrada atualmente pelo PDT.
___
Também por conta da provável ausência de coligações proporcionais nas eleições do ano que vem, o deputado federal Sidney Leite estaria estudando sua saída amigável do PSD. Sem abandonar o projeto de reeleição do senador Omar Aziz (PSD), Sidney busca alternativas de legendas para tornar sua candidatura à reeleição como deputado federal mais viável. Com potencial de 90 a 100 mil votos, o único deputado federal do PSD no Amazonas teme que o atual partido não tenha nenhum outro candidato forte para atingir a cláusula de barreira e eleger o federal mais votado, no caso ele mesmo.
___
O mês de setembro será marcado pela realização de pelo menos cinco pesquisas com vistas às eleições 2022 no Amazonas. Resta saber quantas dessas pesquisas serão divulgadas, já que a maioria foi encomendada por eventuais candidatos a deputado, senador e governo, e até mesmo por grupos empresariais. Algumas podem ficar, portanto, para consumo interno, não chegando ao conhecimento público.
___
Ex-amo do boi Garantido, o deputado estadual Tony Medeiros (DEM) esteve na comunidade Mocambo do Arari, na área rural de Parintins e anunciou um total de R$ 200 mil em recursos para realização do Festival Folclórico da comunidade. O valor será destinado através de emendas parlamentares. O Festival Folclórico do Mocambo do Arari é realizado todo ano no mês de setembro. O deputado afirmou que as emendas atendem um pedido do vereador de Parintins Massilon Cursino (Republicanos), que é seu irmão.
___
A agenda intensa de visita a cinco municípios do interior, cumprida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV), também se encerrou no município de Parintins, no domingo, quando o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil ao Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN). No sábado (28), o presidente da Assembleia Legislativa esteve nos municípios de Nhamundá e Urucurituba.