fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Turismo e bioeconomia têm formalização de parceria entre Suframa e UEA

Instituições firmaram acordos de cooperação técnica que devem fomentar as atividades com potencial para contribuir de forma ampla para a diversificação da matriz econômica.

27 de maio de 2021

Compartilhe

Acordos foram assinados nesta quarta-feira (26) (Foto: Divulgação)

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram nesta quarta-feira (26), em reunião realizada de forma híbrida – virtual e presencial –, dois acordos de cooperação técnica (ACTs) que devem fomentar duas atividades com potencial para contribuir de forma ampla para a diversificação da matriz econômica da região: o turismo e a bioeconomia.

O evento contou com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, do gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fábio Calderaro, e de demais representantes de instituições públicas e privadas e entidades de classe. Antes da assinatura dos ACTs, a solenidade contou também com palestra do economista da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Sergio Melo, sobre o tema “Impactos da Atividade Turística na Matriz Insumo Produto (MIP)”.

Acordos

O primeiro ACT formaliza a participação da Autarquia na rede Institucional do Observatório de Turismo da UEA (Observatur-UEA), que tem como principal função coletar, sistematizar e divulgar boletins, relatórios, estudos, pesquisas e informações de Atividades Características do Turismo (ACTs).

A Suframa vem participando dos trabalhos de implementação da Rede Observatur-UEA desde a sua criação, em 2017, e agora fortalece sua atuação com a formalização do Acordo e aprovação do Plano de Trabalho 2021-2026.

O segundo ACT, por sua vez, diz respeito aos esforços conjuntos para impulsionamento da atividade do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

O objeto principal é a elaboração da minuta da Política de Inovação do CBA, que poderá ser implementada no momento de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do CBA, após a sua regular constituição como Instituição de Ciência e Tecnologia, de acordo com as melhores práticas e recomendações da Lei nº10.973/2004 e do Decreto nº 9283/2018.

Reflexos positivos

Em seu pronunciamento, o superintendente da Suframa ressaltou a importância das parcerias formalizadas com a UEA – que é fruto da Zona Franca de Manaus, mantida por meio do recolhimento do ICMS relacionado a bens de informática do PIM – destacando que as ações de fomento ao turismo, por exemplo, podem contribuir, principalmente, com o impulsionamento do setor comercial.

O titular da Suframa comentou ainda que a bioeconomia também apresenta potencial de contribuir com o desenvolvimento do setor industrial e do setor primário.

“Temos chance de irradiar riquezas geradas a partir dos produtos da nossa região, que têm grandes vantagens competitivas e atratividade no mercado nacional e internacional. Para tanto, destaco a importância do CBA e desta iniciativa conjunta com a UEA”, afirmou Polsin.

O reitor Cleinaldo Costa fez questão de reforçar a relevância dessa ação conjunta com a Suframa, afirmando que “esse acordo entre UEA e Suframa, que trata da política de inovação de biotecnologia e, também, dessa lógica de organizar o turismo na nossa região é um momento estratégico e importante para toda a Amazônia, não somente para o Amazonas. (…) Estamos unindo esforços no sentido de fortalecer o cenário de turismo, de biotecnologia e de inovação na nossa região”.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Empreendedores contam com apoio do FPS para driblar crise econômica no AM

A vice-presidente do FPS, Kathleen Santos, em entrevista ao RealTime1, destacou a atuação do Governo do Amazonas para que amazonenses

29 de julho de 2021

Simples Nacional será isento da taxação de dividendos, promete Guedes

Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a isenção para as empresas de menor porte em entrevista nesta quarta-feira. Segundo ele, os super-ricos vão pagar mais impostos.

29 de julho de 2021

Nubank vai aumentar limite do cartão de crédito para 35 milhões de clientes

Aumentos representam cerca de R$ 26 bilhões e serão oferecidos ao longo dos próximos 12 meses. Até o fim do ano, 10 milhões de clientes devem receber o crédito adicional.

29 de julho de 2021

Campanha “Zera Estoque Nova Era” tem produtos a partir de R$ 1,99

Campanha "Zera Estoque Nova Era" acontece neste sábado (31) e domingo (1º), na unidade da Avenida Torquato Tapajós. itens de cozinha estarão com descontos a partir de 30%.

29 de julho de 2021

Parceria entre Cieam e Ciesp pretende fortalecer a indústria brasileira

O encontro aconteceu em visita feita pelo presidente do Conselho do Cieam, empresário Luiz Augusto Rocha, ao industrial Rafael Cervone, recém eleito à presidência do Ciesp.

29 de julho de 2021

Brasil gera 309 mil empregos formais em junho, aponta Ministério

Estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 40.899.685, em junho, o que representa uma variação de 0,76%.

29 de julho de 2021

Endividamento das famílias bate recorde e chega a 58,5% em abril

Pandemia ainda impacta a renda familiar. Com dificuldades para fechar contas, famílias recorrem cada vez maias a crédito bancário, o que, consequentemente, gera mais dívidas.

29 de julho de 2021

Dia dos Pais: confira as promoções e prêmios dos shoppings de Manaus

Neste ano, além dos sorteios, alguns centros comerciais da capital apostaram também em ações sociais como forma de atrair clientes. Dia dos Pais acontece no dia 8 de agosto.

29 de julho de 2021