fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Fazenda Experimental irá produzir sementes de malva para o Amazonas

Projeto Piloto vai funcionar na Unidade Experimental de Produção de Semente da Fazenda Experimental da Ufam, para a produção de sementes de malva do Amazonas.

28 de julho de 2021

Compartilhe

Iniciativa recebeu o apoio dos empresários do setor de fibras na terça-feira (Foto: Reprodução)

A malva é uma das principais cadeias de produção do estado do Amazonas, mas a produção de sementes locais é um dos gargalos para os produtores. Para resolver a questão, produtores, governo e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concordaram em adotar a Unidade Experimental de Produção de Semente da Fazenda Experimental da Ufam como projeto piloto para a produção de sementes de malva do Amazonas.

A iniciativa já existe desde 2019, mas recebeu o apoio dos empresários do setor de fibras na terça-feira (27), durante a 30ª Reunião da Subcâmara do Setor de Fibras Vegetais, quando eles decidiram conhecer o projeto na Fazenda Experimental da Ufam.

Após a reunião, representantes das empresas que trabalham com fibra – Companhia Têxtil Castanhal (CTC), Empresa Indústria de Juta S/A-Jutal, Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais da Amazônia do Pará, Secretaria de Produção do Estado do Amazonas (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) – visitaram a Unidade Experimental.

“A Unidade Experimental de Produção de Semente na Fazenda Experimental é um piloto para a produção desse insumo no estado do Amazonas. A visita teve como objetivo envolver todos os que participam nesse segmento de produção de fibra – pesquisa, extensão e empresas, com a finalidade de buscar alternativas viáveis para futuramente termos polos de produção de sementes nos municípios produtores de fibra”, diz a professora Albejamere Castro, responsável pelo projeto.

A fibra de malva e juta abrange um contingente de pessoas na sua cadeia de produção, desde dos extratores de semente no Pará, produtores de fibra e as empresas de aninhagem.

A fibra produzida na Amazônia está presente desde a sacaria do café, estofamento de carro até a produção de sapato, entretanto essa cadeia corre sérios riscos devido à falta de produção de semente e de tecnologia de produção.

“Acreditamos que o trabalho realizado pela Ufam, Sepror e Idam na fazenda experimental possibilitará a criação de indicadores para a produção de sementes no Amazonas e contribuirá para balizar a implantação de polos de sementes”, relata Ana Cecília Lobato, representante e técnica do Idam.

Com mais de 40 anos de experiência com a cultura de malva e juta, o engenheiro agrônomo do Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais da Amazônia (Ifibram) Arlindo Leão defende a iniciativa em prol da produção amazonense de sementes de malva. “É preciso iniciar os plantios, pois só iremos saber o quanto produziremos se começarmos”, afirma.

Fonte: Ufam

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

BNDES reúne bancos de desenvolvimento globais na ExpoAmazônia

Tema sustentabilidade norteou boa parte das discussões ao longo dos objetivos principais da ExpoAmazônia sediada em Manaus.

3 de julho de 2022

Alta da Selic atrai investidores para renda fixa isenta de Imposto de Renda

Com a alta da taxa básica de juros, o mercado tem oferecido aos investidores títulos emitidos por grandes empresas, sem cobrança de impostos, com retorno real.

3 de julho de 2022

Petrobras tem trabalhadores e bancos como minoritários no Governo Bolsonaro

Acionistas viraram alvo de Jair Bolsonaro em meio à crise provocada pelas conturbadas trocas de comando na Petrobras, que resiste em elevar os preços dos combustíveis.

3 de julho de 2022

Infraestrutura de conectividade pauta palestra na ExpoAmazônia

Diretor de projetos do Ministério das Comunicações disse que leitos dos rios é a forma mais sustentável de implantar cabos subfluviais para conectar internet na Amazônia.

3 de julho de 2022

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022