Programa Agro Amazonas da Secretaria de Produção Rural distribuirá kits de sementes a cerca de 13.700 agricultores familiares e produtores rurais dos 62 municípios do Estado.
Agricultores amazonenses receberão 42,8 toneladas de sementes por meio do Kit Agricultura Familiar da Secretária de Produção Rural (Sepror). A ação faz parte do Programa Agro Amazonas, lançado em dezembro de 2020 pelo governo do Estado.
O projeto deve atender cerca de 13.700 agricultores familiares e produtores rurais dos 62 municípios. Cada kit, contém sementes de alface, cebolinha, coentro, couve, maxixe, melancia, mamão, maracujá, milho e feijão.
Esses produtos foram adquiridas pela Sepror junto a produtores cadastrados e fornecedores do centro-sul do país, segundo informou o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider.
A distribuição aconteceu na Unidade de Logística da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde os gerentes dos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e os produtores estiveram presentes para receber as sementes e levar para seus respectivos municípios.
Conforme o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o Kit Agricultura Familiar garante a segurança alimentar, nutricional e renda para os agricultores amazonenses neste período de pandemia e grande cheia. “Essas entregas de sementes que estão sendo feitas hoje são importantes para garantir segurança alimentar e nutricional dos nossos agricultores familiares no momento de pandemia e de enchente dos rios”, destacou o secretário.
O produtor rural, Tário Nogueira, representante da Cooperativa dos Produtores do Município de Manacapuru (Coapmam), falou do momento difícil em que os produtores rurais se encontram em razão da pandemia de Covid-19 e como a iniciativa do Governo do Estado deverá auxiliar nesse momento vivido.
“Essas sementes vão trazer muitos benefícios, porque nesse momento difícil da pandemia, uma ajuda do Governo do Estado, estendendo a mão para o produtor, para a agricultura familiar, é um avanço na nossa economia e uma renda a mais para o produtor rural”, disse Tário.
Os kits foram montados durante as duas últimas semanas, na unidade de logística da ADS, e serão distribuídos pelos escritórios locais do Idam. “O Idam tem papel estratégico nesse momento. É o apoio integrado e coordenado pela Sepror, para fazer acontecer a produção rural, especialmente nesse momento de calamidade de saúde pública na pandemia e calamidade de enchentes dos rios”, afirmou o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso.
Leia mais: