fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Em meio aos altos custos, construção civil fecha ano com incremento de 15%

Construção civil registra desempenho positivo mesmo em meio ao encarecimento dos preços dos insumos. Resultado anual foi o melhor desde 2014.

29 de dezembro de 2021

Compartilhe

Construção civil fecha ano com incremento de 15% no faturamento (Foto: Reprodução)

O setor da construção civil prevê encerrar o ano com crescimento de 15% no faturamento em comparação a 2020. O resultado anual é considerado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) como o melhor desde 2014, período em que o segmento registrou início de crise.

Conforme o presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, a construção civil registra desempenho positivo tanto no segmento de obras públicas como em obras imobiliárias.

Porém, Souza explica que para conseguir atender ao mercado as empresas ‘driblam’ gargalos como a escassez e a alta nos preços dos materiais de construção, somados ao aumento do combustível e da energia elétrica, repassando os custos ao consumidor final, o que acaba por elevar o preço dos imóveis.

De junho de 2020 a outubro de 2021 o empresário afirma que o preço dos insumos ficou 30% mais caro.

“O segmento entrou em recuperação a partir de junho de 2020, impulsionado pela procura por imóveis novos, com continuidade até junho deste ano. Em seguida registramos gargalos com falta de materiais e aumento expressivo nos preços o que levou ao desequilíbrio de contratos, enfrentados atualmente”, destacou.

Evolução do emprego no setor da construção

Segundo o presidente, o segmento encerra o ano com o registro de 23,5 mil empregos formais e mais 72 mil profissionais que integram a cadeia da construção civil de forma direta ou indireta.

Com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a outubro de 2021 a construção civil, no estado, contabilizou saldo de mais de 3,4 mil vagas de empregos formais. O número representa crescimento de 67,5% em comparação a igual período de 2020, quando o cadastro apontou saldo de 1.112 postos de trabalho.

“Esperamos manter o volume crescente de empregos no próximo ano, apesar dos altos gargalos”, comentou Souza.

Ano eleitoral gera incertezas na construção civil

Para o presidente, o próximo ano por se tratar de período eleitoral, poderá refletir em incerteza para novos investimentos. Souza afirma que a esperança é que o poder público, em todas as esferas de atuação, consiga assegurar a execução de obras na cidade.

“O ano eleitoral gera uma incerteza muito grande, com baixo índice de confiança do empresariado que reflete no número de empreendimentos. Esperamos que os setores públicos consigam, apesar das adversidades, muitas obras à cidade para que o setor possa se desenvolver”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Empregos voltam com salário menor e levam à precarização do trabalho

Entre o primeiro trimestre de 2020 e o terceiro do ano passado, o total de desempregados há mais de um ano cresceu 37%: de 4,758 milhões para 6,508 milhões brasileiros.

23 de janeiro de 2022

Empreendedoras faturam 20 milhões por ano com setor de beleza

Franquias Fast Escova, especializada em escovas e penteados, cresceu 50% em faturamento todo mês durante o ano de 2021, recebeu mais de 40.000 mil mulheres mensalmente.

23 de janeiro de 2022

Receita abre consulta para lote residual de restituições do IRPF

As restituições serão depositadas diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. A soma dos valores restituídos é superior a R$ 281 milhões.

23 de janeiro de 2022

Grupo Sabin possui vagas disponíveis para contratação em Manaus

Dentre as oportunidades oferecidas estão vagas para colhedor para coleta domiciliar, agente de serviços gerais, auxiliar administrativo e coordenador de relacionamento.

23 de janeiro de 2022

ANTT publica tabela com valores atualizados de frete rodoviário

Atualização traz reajuste médio de 9,64%, variando de acordo com o tipo de carga, a quantidade de eixos e a caracterização da operação de transporte como alto desempenho.

23 de janeiro de 2022

Emissões de debêntures incentivadas batem recorde em 2021

Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, a alta de 68,3% das emissões pode ser explicada por causa da recuperação econômica.

23 de janeiro de 2022

Shopping do Artesanato e Economia Solidária permanece fechado

Espaço permanecerá fechado por mais uma semana, no período de 24 a 29 de janeiro, como medida de prevenção da disseminação da Covid-19 e da Influenza H3N2.

23 de janeiro de 2022

Amazonas economiza cerca de R$ 684 milhões em licitações em 2021

Quantia corresponde a uma economia de mais de 20% de tudo que o Estado licitou no ano de 2021. Todo o trâmite é feito por meio do portal de compras do Estado do Amazonas.

23 de janeiro de 2022