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terça, 18 de janeiro de 2022

Comércio eletrônico no Amazonas movimentou R$39,6 mi na Black Friday

Apesar de as vendas do comércio eletrônico terem registrado crescimento em relação a 2020, ABComm afirma que desempenho foi afetado pela inflação.

8 de dezembro de 2021

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Comércio eletrônico no Amazonas movimentou R$39,6 mi na Black Friday (Foto: Reprodução)

No Amazonas, o comércio eletrônico foi responsável por movimentar cerca de R$39,6 milhões durante a Black Friday. O volume representa crescimento de 6,5% em relação aos R$37 milhões contabilizados em igual período do ano anterior. Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o resultado, apesar de positivo, não alcançou a previsão inicial em decorrência da inflação.

Mesmo com o crescimento em relação às vendas de 2020, o número ainda ficou abaixo do projetado pela associação para o período (R$46 milhões).

O diretor de inteligência de mercado da ABComm, Alexandre Crivellaro, afirma que o estado segue em tendência de crescimento na adesão às vendas por meio eletrônico e que as vendas para o natal devem superar os números da Black Friday.

“Os números, no Amazonas, ficaram um pouco abaixo do esperado para 2021 e um pouco abaixo da média nacional também, que foi puxada pelo Nordeste e Sudeste. Sabemos que este ano os descontos não foram muito expressivos por conta da inflação. Para o Natal esperamos um número mais positivo”, comentou o diretor.

A estimativa da ABComm é que as vendas efetuadas por e-commerce para o natal gerem faturamento de R$122 milhões ao segmento no estado. Em 2020, o volume comercializado foi de R$103 milhões.

Faturamento na Black Friday

Na região Norte as vendas na Black Friday totalizaram R$162 milhões, dos quais, R$39,6 milhões foram contabilizados pelo Amazonas. A região Norte foi responsável por 2,77% do total de vendas contabilizadas no país.  

Projeção para final do ano no país

A ABComm estima que no período entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro as as lojas virtuais do país devem movimentar R$ 16,6 bilhões. O desempenho representa um crescimento de 18% em relação ao resultado de 2020. O tíquete médio (valor de compra) deve ficar em torno de R$ 445, com destaque para as categorias informática, celulares, eletrônicos, brinquedos e moda e acessórios.

Texto: Priscila Caldas

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