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sábado, 27 de novembro de 2021

Falta de produtos poderá afetar vendas da Black Friday e do Natal

Fabricantes ainda sofrem os reflexos da pandemia com desajustes que vão da falta de insumos aos problemas logísticos. Produtos têm prazo prolongado para fornecimento.

18 de novembro de 2021

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Falta de produtos poderá afetar vendas da Black Friday e do natal (Foto: Reprodução)

Um desequilíbrio entre oferta e demanda poderá afetar as vendas de Black Friday e de final de ano. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), fabricantes nacionais e estrangeiros enfrentam dificuldades para suprir o volume de produtos necessários ao comércio, de todos os segmentos. Estoque reduzido dificulta a oferta de promoções em maiores percentuais.

Segundo o presidente da CDLM, Ralph Assayag, a cadeia produtiva que abastece o comércio ainda sofre os reflexos da pandemia com desajustes que vão da falta de insumos aos problemas logísticos. Ele afirma que todos os segmentos do comércio sentem o leve desabastecimento, que é agravado, na totalidade.

“Todos os segmentos estão enfrentando esse problema. Fabricantes não conseguem enviar pedidos na totalidade e fornecem parte do solicitado. A China está enfrentando problemas no sistema de energia e isso afeta a produção. Faltam contêineres, navios. Ocorrem problemas em despachos e atrasam a vinda de mercadorias para Manaus”, citou Assayag.

“Está tudo desconectado. Não estamos tendo a tranquilidade que tínhamos em anos anteriores”, completou.

Inflação afeta preços

De acordo com o presidente da CDLM, além da extensão no prazo para o fornecimento de itens, o lojista ainda enfrenta o problema da inflação. Esse deverá ser o principal motivo dos descontos mais ‘tímidos’ durante a Black Friday.

“A empresa fez o pedido determinado produto para tentar vender nesta época, mas com a inflação, o preço já elevou. Então, os descontos nesse final de ano devem ser menores do que em 2019 quando não tínhamos inflação”, disse.

Pesquisa Black Friday

Apesar do cenário de dificuldades para acesso às mercadorias, Ralph Assayag afirma que a previsão para as vendas durante a Black Friday é positiva, ao considerar que em 2020 o comércio estava com as portas fechadas em atendimento às medidas de restrição à Covid-19.

Conforme a pesquisa, a previsão é que as vendas da Black Friday deste ano cresçam 18% em relação a igual período de 2020.

“Estamos otimistas e se não fosse a falta de produtos com certeza teríamos resultados ainda melhores. Comemoramos a abertura, no segundo semestre, de mais de 30 lojas de médio e grande porte com geração de cerca de 2,4 mil empregos. O resultado será bom se ocorrer conforme o previsto”, disse.

A média de descontos prevista pela pesquisa é entre 5% e 50%. Em 2020 esse percentual foi entre 5% e 80%.

As promoções mais procuradas, segundo o levantamento, são referentes aos itens eletroeletrônicos, eletrodomésticos e passagens aéreas.

Texto: Priscila Caldas

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