fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Black Friday: Procon orienta consumidor a realizar pesquisa de preços

Procon alerta consumidor para a importância da pesquisa de preços antes da Black Friday. As compras eletrônicas também merecem atenção, afirma o instituto.

22 de novembro de 2021

Compartilhe

Procon orienta consumidor a realizar pesquisa de preço (Foto: Reprodução)

A poucos dias da Black Friday, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) recomenda que a população realize pesquisa de preços antecedentes, para garantir que os valores ofertados na sexta-feira (26) realmente serão promocionais e não os famosos produtos ‘pela metade do preço’. As compras eletrônicas também merecem atenção, salienta o instituto.

Conforme o Procon, o consumidor deve realizar pesquisa de preços em datas diferentes, ou dias antes da Black Friday, para obter parâmetro de valores cobrados normalmente por determinado produto.

O órgão ainda alerta para os cuidados nas compras on-line. A orientação é que o consumidor verifique se o site é confiável, e se há avaliações positivas das entregas registradas no histórico da loja.

A política de troca aderida pelos estabelecimentos também deve ser observada. A obrigatoriedade da troca do produto é válida apenas para compras pela internet, quando o consumidor não tem como experimentar ou testar o produto.

Cobranças abusivas

Em casos de cobranças abusivas, o cliente pode tirar fotos ou prints (em compras online) com o valor do objeto ou, ainda, guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia ao Procon.

As denúncias podem ser feitas pelas redes sociais –  instagram: @procon_amazonas e Facebook: Procon Amazonas), pelo 0800 092 1512 ou pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Advogado alerta para cuidados com golpes eletrônicos

O advogado especialista em direito do consumidor, Otacílio Leite, destaca que entre os principais problemas que ocorrem durante compras virtuais na Black Friday estão: situações em que o consumidor finaliza uma compra on-line e depois o pedido é cancelado; também ocorre de o lojista anunciar um produto com preço menor e, depois que o consumidor inclui o item no ‘carrinho’ de compras, o valor altera para cima.

A dica, nesses casos, segundo o advogado é guardar anúncios, e-mails, salvar as telas com as ofertas e confirmações das transações.

“Sempre é importante o consumidor acionar o Procon ou procurar um advogado especialista”, disse.

Leite também ressalta a importância da pesquisa de preços antes da Black Friday.

“Cuidado com as falsas promoções. É comum que empresas elevem o valor de produtos na véspera da Black Friday para depois baixar o preço, simulando desconto. Isso é publicidade enganosa, o que é proibido por lei, e a loja pode ser penalizada. Por isso, pesquise muito e acompanhe o histórico de preços nas lojas físicas e virtuais dos produtos que pretende comprar”, orientou o advogado.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021