fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Cieam registra avanço na aplicação das duas doses da vacina no PIM

Pesquisa do Cieam revela que aproximadamente 70% das fabricantes associadas à entidade contam com mais de 50% do quadro laboral com o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo

4 de novembro de 2021

Compartilhe

Cieam registra avanço na aplicação das duas doses da vacina no PIM (Foto: Divulgação)

Pesquisa do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) revela que aproximadamente 70% das fábricas associadas à entidade contam com mais de 50% do quadro laboral com o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo (1ª e 2ª doses). O aumento no índice de trabalhadores imunizados possibilitou o incremento da capacidade de ocupação nas rotas industriais, saindo de 50% para 100%.

A pesquisa apresenta dados compilados até o fim de setembro deste ano. Até a primeira quinzena de setembro 47% das empresas que participaram da pesquisa contavam com percentuais entre 10% e 20% de colaboradores com o ciclo vacinal completo.

Na segunda quinzena de setembro o número subiu, conforme a entidade, com o apoio de mutirão de vacinação, chegando a 66% das empresas com mais de 50% dos trabalhadores imunizados com as duas doses da vacina.

O levantamento também mostra que 89% das fabricantes contam com mais de 90% dos funcionários vacinados com a 1ª dose do imunizante.

O Cieam registra 170 indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) associadas.

Segundo o presidente do Cieam, Wilson Périco, novas pesquisas deverão ser feitas para atualização dos números. O empresário destacou que o aumento do quantitativo de vacinados possibilitou a ampliação da capacidade de ocupação nos ônibus que transportam os trabalhadores do distrito industrial.

“Em nenhum momento as indústrias do PIM deixaram de adotar medidas de prevenção contra a Covid-19. As próprias indústrias implementaram protocolos como distanciamento nas linhas de produção e refeitórios, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e obrigatoriedade de uso de máscara facial”, disse.

“Agradecemos ao governo do estado que acatou nossa solicitação e verificou que o índice de pessoas vacinadas nas empresas é satisfatório e nada mais justo do que liberar a utilização de 100% da ocupação dos ônibus, mantendo todos os cuidados”, completou.

Visteon Amazonas imunizou 100% dos funcionários

A fabricante do segmento automotivo, Visteon Amazonas, alcançou a meta de 100% de imunização com as duas doses da vacina entre os 350 colaboradores que atuam na empresa.

O diretor-geral da Visteon, Sérgio Capela, conta que para alcançar o resultado positivo a fabricante priorizou adoção de medidas de conscientização quanto à prevenção ao vírus.

“Fomos pioneiros em conscientização. Distribuímos álcool em gel antes de surgirem casos de Covid-19 na cidade, fizemos palestras, distribuímos folders aos funcionários. Ao longo de 2020 o trabalho foi intenso. Adotamos protocolos de segurança, uso de máscara, face shield, luva, álcool em gel, distanciamento social em todas as áreas da fábrica e nos ônibus”, relatou.

A empresa também trabalhou a conscientização do funcionário por meio de mensagens por recursos tecnológicos.

“Também foram enviadas mensagens por e-mail e por whatsapp ressaltando a importância da vacinação. As orientações também ocorreram em reuniões nos departamentos, em reuniões com todo o time no refeitório, em palestras”, lembra.

“Após atingir a meta de 100% de vacinados mantemos os protocolos de segurança. Qualquer visitante que precisar entrar na fábrica deve apresentar ou o exame ou a carteira de vacinação que comprove a imunização. É importante manter os protocolos para continuar preservando a saúde de todos”, completou Capela.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021