Depois da Yamaha, outras fábricas do Polo Industrial de Manaus já estudam a possibilidade de interromper suas linhas de produção por causa da falta de insumos...
Depois da Yamaha, outras fábricas do Polo Industrial de Manaus já estudam a possibilidade de interromper suas linhas de produção por causa da falta de insumos, uma das consequências econômicas da pandemia da Covid-19. A Caloi já enviou trabalhadores para casa e vai compensar com o banco de horas. De acordo com o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, uma das fabricantes que planejam conceder férias coletivas é a Moto Honda da Amazônia.
___
Com o mutirão desta sexta-feira (17) e sábado (18) o “Vacina Amazonas” do Governo do Estado chega à sua vigésima edição. A ação marca também mais uma parceria entre as administrações estadual e municipal. Ao todo, a grande força-tarefa conta com o trabalho de 1,4 mil servidores do Estado para garantir a imunização das pessoas que compareçam aos postos ao longo dos dois dias de mutirão. A desaceleração nos números da Covid-19 no Amazonas é creditada em grande parte à aceleração da vacinação.
___
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante) respondeu aos questionamentos sobre a decisão dos vereadores Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC), de ingressar com Ação Popular contra a construção do novo prédio anexo CMM, sem praticamente dizer nada. Primeiro, David Reis avisou que “decorrido o devido processo legal e ao tempo certo, se for necessário, se manifestará ante os fatos que serão trazidos”. Ou seja, declarou que não declarará nada por ora.
___
Em seguida, o presidente da CMM fez uso do “juridiquês” para continuar não dizendo quase nada. “Não há de se falar em democracia se não permearmos o discurso político com o direito à livre manifestação; se não possibilitarmos a qualquer cidadão o livre acesso a órgãos de controle dos poderes constituídos; se não assegurarmos, a quem quer que seja, o direito de se contrapor, de indignar-se e de expor livremente sua opinião, mas também criando as condições necessárias para a ampla defesa e o contraditório”. É isso!
___
Em mais uma postagem de sua pré-campanha ao Governo do Estado nas redes sociais, o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) escolheu o sucesso “Volta comigo bb”, do cantor Zé Vaqueiro, para fazer uma pergunta ao eleitor por meio do refrão: “Tem como eu voltar pra você?”. Na postagem, Amazonino diz que sexta-feira é o dia internacional de sentir saudade. A música, no estilo pisadinha, diz que “Saudade tem nome sou eu. Meu coração ainda é teu”.
___
Os administradores de escolas municipais agora terão verba disponível para adquirir bens ou realizar serviços sem passar por um longo processo burocrático. Isso porque o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, lançaram nesta sexta-feira (17), o Programa Orçamento na Escola (Proesc), que vai beneficiar as mais de 500 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
___
O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é autor de um projeto, em tramitação na Casa, que institui ações de enfrentamento ao cyberbullying nas escolas públicas do Amazonas. De acordo com o Projeto de Lei, considera-se cyberbullying toda conduta praticada através do uso de tecnologias como, mídias sociais, com o intuito de hostilizar alguém de propósito. Pesquisas apontam o Brasil como o segundo país com mais casos de cyberbullying no mundo, ficando atrás apenas da Índia.
___
Presidente da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado João Luiz (Republicanos), realizou, na manhã desta sexta-feira (17), mais uma edição do “Basta”, uma campanha que aborda a Automutilação, Depressão e Suicídio e tem como objetivo alertar, prevenir e conscientizar a população desse mal. A campanha faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio no Brasil.
___
O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) emitiram recomendação à Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que os órgãos adotem medidas necessárias para cumprir os compromissos firmados referentes à regularização fundiária da área tradicional indígena Valparaíso, localizada no Município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus).