fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Cieam diz que Paulo Guedes ‘desrespeitou’ o modelo Zona Franca de Manaus

Por meio de nota ofical o Cieam condena o Decreto e o ministro da Economia Paulo Guedes, acusado pela entidade de não honrar compromissos assumidos com a indústria da ZFM.

26 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Ciem destaca reunião que governo federal garantiu a defesa da ZFM, no CAS (Foto: Divulgação/Secom)

Entidade que representa segmentos da indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM), O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) publicou uma nota oficial em seu site, criticando o Decreto 10.979/22 do presidente Jair Bolsonaro que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados em 25%, de forma linear, impactando a ZFM. A nota afirma que o ministro da Economia, Paulo Guedes, “mais uma vez desrespeitou o modelo Zona Franca”.

Confira a íntegra da nota do Cieam:

“Como brasileiros não podemos ser contra redução de impostos e o discurso do ministro Paulo Guedes por conta do IPI. A redução do IPI para os demais Estados do País pode gerar emprego inclusive na atividade industrial, mas não há cabimento fazer isso de forma linear considerando os produtos produzidos na Zona Franca, porque os produtos produzidos aqui já não tem o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) – na hora em que você passa esse corte de 25% para produtos que são produzidos só aqui e não são produzidos no restante do País, ou seja, não conflitam com outros Estados.

Não há nenhum tipo de confrontação ou privilégio que seja colocado além daquilo que a Constituição já nos assegura, o ministro mais uma vez desrespeitou o modelo Zona Franca, não honrou o compromisso assumido na reunião da Coalizão Empresarial e também a sua secretária Daniella [Consetino] que esteve ontem (24) aqui no CAS e se comprometeu que nada aconteceria com o modelo que ferisse a Zona Franca, e agora o que nos cabe fazer é juntar todos os esforços, o governo do Estado, a nossa bancada, as entidades e buscarmos formas e alternativas para corrigir este desvio, um ministro que desrespeita a Constituição quando olha o modelo Zona Franca, um ministro que não considera as desigualdades regionais querendo tratar todos de forma igual, mesmo os desiguais, precisa pelo menos ser repensado, então, o que nós não podemos fazer também é baixar a guarda e desistir, nós vamos continuar lutando e vamos continuar brigando defendendo o nosso modelo.

O ministro Paulo Guedes não honrou o compromisso de considerar a excepcionalidade do modelo Zona Franca e assim como a sua secretária Daniella [Consentino] fez ontem na reunião do CAS, o que nos cabe agora juntamente com o governo do Estado e toda a nossa bancada é buscar junto ao Governo Federal, ao ministro e ao presidente da República uma saída que venha amenizar e corrigir este desvio e o risco aos empregos gerados aqui em Manaus.

São 500 mil empregos gerados direta e diretamente aqui na sede Manaus e milhares de empregos gerados pelo País, e isso está em risco agora”.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Governo do AM beneficia colônia de pescadores de Maués

Governo assinou dois termos de doação onerosa com a Colônia de Pescadores Z-16. Por meio da ação, pescadores foram contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo.

24 de maio de 2022

Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

A proposta prevê que estados e municípios criem seus impostos sobre renda e patrimônio na forma de um adicional do imposto federal, delegando sua cobrança ao fisco federal.

24 de maio de 2022

Em reunião emergencial, governadores discutem ICMS dos combustíveis

Fórum dos Governadores vai discutir nesta terça-feira como enfrentar a votação, marcada para esta tarde na Câmara dos Deputados, doprojeto de lei que limita em 17% o ICMS.

24 de maio de 2022

Câmara deve votar hoje PL que limita impostos sobre energia e combustíveis

Projeto considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos supérfluos.

24 de maio de 2022

Sebrae acelera pequenos negócios da bioeconomia da Amazônia

Iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia. Entre as soluções apoiadas estão a produção de fármaco para tratamento de dependência química e produção de cosméticos.

24 de maio de 2022

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês seguido

Índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio de 2021, crescimento chega a 17,7%.

24 de maio de 2022

BNDES lança edital de seleção de startups de impacto socioambiental

No estágio de criação, programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões.

24 de maio de 2022

Cieam reage a novo ataque contra a Zona Franca: ‘muita apreensão’

Bolsonaro determinou corte de 10% no Imposto de Importação de produtos comprados no exterior. Medida torna os importados mais atrativos e prejudica competitividade do PIM.

24 de maio de 2022