fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Senadores do Amazonas reagem ao Decreto que reduz IPI e ameaça ZFM

Ossenadores Omar Aziz, Plínio Valério e Eduardo Braga apontam que Bolsonaro decretou a derrocada da Zona Franca de Manaus com redução do IPI.

26 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Plínio, Omar e Braga pedem união pela defesa dos empregos e empresas da Zona Franca de Manaus (Foto: Reprodução)

Senadores do Amazonas se posicionaram duramente contra o Decreto 10.979/22 , do presidente Jair Bolsonaro (PL), que reduz em 25% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para toda a indústria de transformação nos Estados, o que diminui as vantagens comparativas da ZFM.

Omar Aziz (PSD-AM) disse em vídeo, no Twitter, que “a medida decreta a morte da Zona Franca de Manaus”, por tirar a competitividade em relação aos demais Estados. Segundo o parlamentar, ninguém mais virá investir em indústria e gerar empregos no Amazonas com o Decreto.

“Paulo Guedes (ministro da Economia) e Bolsonaro sempre falaram em proteger a ZFM. Conversa! Esse presidente não tem compromisso com a Amazônia. A Zona Franca é uma garantia de proteção das floresta. Hoje, o presidente Bolsonaro e a equipe econômica iniciam a derrocada da Zona Franca de Manaus”.

Aziz destacou que historicamente a ZFM foi alvo de medidas negativas de outros governos, mas que a reação das forças políticas e empresariais resguardaram os incentivos fiscais que são base do modelo de desenvolvimento.

“Já tentaram varias vezes acabar com a Zona Franca e não conseguiram. Não vai ser você, presidente Bolsonaro e sua equipe econômica incompetente que vão acabar com empregos e trazer fome e desesperança ao povo amazonense”, disse.

Articulações

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que senadores e deputados federais estão articulando o que fazer em relação ao Decreto. “Vamos ouvir o Cieam, a Fieam e a Sefaz e buscar alternativas técnicas para apresentar ao governo federal”, disse também em vídeo nas redes sociais.

Valério frisou que o Decreto expõe a nessecidade do Estado investir em alternativas econômicas à Zona Franca, de forma a não ser dependente somente desse modelo.

Também por vídeo, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse que “a partir de agora, o governo bolsonaro assume oposição contra a Zona Franda de Manaus e os trabalhadores do Amazonas”. Assim como Omar, Braga também citou que outros adversários ao modelo ZFM foram enfrentado no passado com sucesso para as indústrias do Amazonas. “Temos que ficar unidos e arletas a esse ataque praticamente mortal aos trabalhadores e empresas da Zona Franca de Manaus”.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Wilson Lima tem habilidade e é um dos favoritos da eleição’ , diz Hissa

Pré-candidato pelo Avante, Hissa Abraão afirmar que vai lutar pela Reforma Tributária e pela revisão dos impostos para que a classe média pague menos que os mais ricos.

30 de junho de 2022

‘Mesmo sob ditadura camuflada, golpe não virá’, avalia um dos criadores do PT

Foragido político por 15 anos, Carlos Augusto, para muitos Raimundo Cardoso viveu escondido em Manaus; integrou o PCdoB na década de 70 e está no PT há 43 anos.

30 de junho de 2022

Governo suspende publicações em redes sociais até o fim da eleição

Medida atende vedação prevista na legislação eleitoral que visa dar igualdade de disputa na corrida eleitoral minimizando o peso da máquina pública na eleição.

30 de junho de 2022

Federação PT, PV e PCdoB confirma pré-candidatos em 1º de agosto

O presidente estadual do PCdoB no Amazonas já definiu os nomes que vão ocupar as oito vagas da sigla na federação, sendo seis para Aleam e dois para a Câmara Federal.

30 de junho de 2022

Valdemir Santana ‘sonha’ com Lula no palanque de Ricardo Nicolau

Como motivos, o presidente municipal do PT destacou o apoio do Solidariedade, de Nicolau, em defesa da ZFM e a atuação da família do deputado no combate à Covid-19.

30 de junho de 2022

Maioria dos pré-candidatos ignora Dia do Orgulho LGBTQIA+ na Internet

Quase todos são pré-candidatos de partidos da esquerda, que devem disputar as eleições deste ano no Amazonas, lembraram da data e fizeram menções nas redes sociais.

30 de junho de 2022

Senado pode votar PEC sobre preço dos combustíveis nesta quarta-feira

Senado pode votar ainda nesta quarta-feira (29) uma proposta de emenda constitucional (PEC) com um pacote com cinco medidas para diminuir os impactos gerados pela alta.

29 de junho de 2022

Substituta de Damares, ministra da Mulher recebe título de Cidadã do AM

Ministra de Bolsonaro, Cristiane Britto cumpre agenda de governo em alguns municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus – onde receberá título de cidadã amazonense.

29 de junho de 2022