fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Brasil tem o 16º maior custo com gasolina sobre o salário entre 104 países

O Brasil, apesar de estar longe da guerra da Ucrânia, enfrenta fatores socioeconômicos adversos, que tornam a escalada dos preços dos combustíveis penosa para o povo.

20 de março de 2022

Compartilhe

Brasileiro compromete 20% da renda média para encher um tanque (Foto: Reprodução)

O Brasil tem o 16º maior custo de gasolina em relação ao salário médio entre  104 países. É o que mostra um levantamento feito pelo site Poder360 a partir de dados da média de preços da gasolina e da renda média em cada nação. O brasileiro compromete cerca de 20% de sua média salarial para encher um tanque com o combustível.

O resultado mostra que há um conjunto de fatores que definem o maior ou o menor impacto da alta do barril do petróleo sobre a população de cada país: câmbio, renda média, poder de compra e os preços dos combustíveis em si.

Depois do aumento de quase 20% na gasolina da Petrobras, no dia 11 de março, a posição do Brasil nesse ranking mudou do 15º maior custo para o 16º. Não que o combustível tenha ficado mais barato, mas porque houve um rearranjo em escala global, em que alguns países subiram na lista, por causa dos impactos da guerra na Ucrânia. A Polônia, por exemplo, vizinha da Ucrânia, passou da 56ª posição para a 52ª em uma semana….

O Brasil, apesar de estar geograficamente longe da guerra, enfrenta fatores socioeconômicos adversos, que tornam a escalada dos preços dos combustíveis mais penosa para a população.

Em encontro com deputados e senadores da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, no dia 8 de março, pra debater a escalada da cotação do barril de petróleo no contexto da guerra na Ucrânia, o presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), Eberaldo de Almeida afirmou que a desvalorização do real é um dos principais fatores para o Brasil ser mais impactado.

“Qual é a diferença do consumidor brasileiro frente ao consumidor americano? A moeda dos EUA é o dólar, e o Brent é cotado em dólar, e a moeda do brasileiro é real. O grande problema é que o brasileiro tem que comprar em reais. E ele gasta porque o poder de compra do brasileiro caiu. Então, um grande ofensor do preço da gasolina no Brasil é a desvalorização cambial”, disse Eberaldo.  Dos 104 países do levantamento, os Estados Unidos aparecem na 98ª posição. Além da moeda, pesam também o fato de o país ser o maior produtor de petróleo do mundo e a renda média do norte-americano, cerca de 9 vezes a dos brasileiros.

Com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022