fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Aumenta procura dos pequenos negócios por soluções de inovação

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos, em 2021.

19 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Empreendedores estão atentos à necessidade de aumentar sua competitividade (Foto: Reprodução)

Os donos de pequenos negócios estão cada vez mais procurando inovar nas suas empresas. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos atendimentos realizados pela instituição, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações de inovação nos seus estabelecimentos, em 2021. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019, quando foram atendidas 301,8 mil empresas com esse mesmo objetivo.

“A pandemia mostrou para os empreendedores que inovação não é um tema apenas para as médias e grandes corporações, ou algo restrito ao universo das empresas de base tecnológica. Os microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas também podem inovar”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ele destaca ainda que inovar vai além da digitalização e que mudanças no processo produtivo ou na gestão, também são formas diferentes de inovação que podem aumentar a competitividade do negócio, reduzir custos e aumentar faturamento.

Os serviços mais procurados pelos empreendedores junto ao Sebrae, no ano passado, confirmam a afirmação de Melles. Em 2021, 155,5 mil donos de pequenos negócios procuraram o Sebrae para realizar ações de inovação em marketing e vendas; 118,3 mil buscavam soluções para inovar a gestão da empresa; 67,7 mil para os processos; 55,6 mil para melhorar as finanças; 30,7 mil desejavam lançar novos produtos e serviços e outros 15 mil planejavam realizar a transformação nas suas empresas.

Atendimentos

Em 2021, o Sebrae realizou 17,4 milhões de atendimentos para pessoas físicas que pretendiam abrir um negócio ou donos de micro e pequenas empresas. Esse número representou um crescimento de 46% sobre o total de atendimentos feitos pela instituição em 2020. Já o número de clientes atendidos registrou um incremento de 24% no mesmo período. No ano passado o Sebrae alcançou a marca de 7,8 milhões de empresários ou potenciais empreendedores assistidos.

A intensificação do ambiente digital, verificada desde a chegada da pandemia de Covid-19, também se refletiu nos atendimentos feitos pelo Sebrae. Em 2019, 38% dos atendimentos realizados pela instituição aconteceram por meio de plataformas digitais. Em 2021, essa participação cresceu para aproximadamente 69%.

“Além da pandemia ter forçado as empresas a se digitalizarem, ela também provocou uma mudança no sistema Sebrae para permitir que pudéssemos continuar atendendo os donos de pequenos negócios, mesmo com as medidas de lockdown.

Digitalizamos os nossos processos, cursos, consultorias e procuramos atualizar semanalmente o nosso portal, seja com o lançamento de novas funcionalidades ou capacitações”, esclarece o presidente do Sebrae.

Carlos Melles ressalta ainda que apesar do significativo crescimento do volume de atendimentos e de empreendedores atendidos, a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição continuou sendo bem avaliada pelos usuários. “A nossa avaliação positiva cresceu quase 20% entre o ano passado e 2020”, comentou.

9º Congresso de Inovação

O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria realizam nos próximos dias 9 e 10 de março a 9ª edição do Congresso de Inovação da Indústria, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. O evento tem o objetivo de promover debates sobre como criar um mundo mais sustentável, tendo a inovação e a educação como motores de transformação e fazer da agenda de inovação uma estratégia de país.

Esta edição do Congresso vai acontecer em formato híbrido, em São Paulo (SP), devido à pandemia da Covid-19. Com isso, haverá oportunidade para que pessoas em todo o mundo assistam à programação por meio de uma plataforma com capacidade para mais de 15 mil acessos simultâneos. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do evento.

Fonte: Sebrae

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Governo do AM beneficia colônia de pescadores de Maués

Governo assinou dois termos de doação onerosa com a Colônia de Pescadores Z-16. Por meio da ação, pescadores foram contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo.

24 de maio de 2022

Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

A proposta prevê que estados e municípios criem seus impostos sobre renda e patrimônio na forma de um adicional do imposto federal, delegando sua cobrança ao fisco federal.

24 de maio de 2022

Em reunião emergencial, governadores discutem ICMS dos combustíveis

Fórum dos Governadores vai discutir nesta terça-feira como enfrentar a votação, marcada para esta tarde na Câmara dos Deputados, doprojeto de lei que limita em 17% o ICMS.

24 de maio de 2022

Câmara deve votar hoje PL que limita impostos sobre energia e combustíveis

Projeto considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos supérfluos.

24 de maio de 2022

Sebrae acelera pequenos negócios da bioeconomia da Amazônia

Iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia. Entre as soluções apoiadas estão a produção de fármaco para tratamento de dependência química e produção de cosméticos.

24 de maio de 2022

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês seguido

Índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio de 2021, crescimento chega a 17,7%.

24 de maio de 2022

BNDES lança edital de seleção de startups de impacto socioambiental

No estágio de criação, programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões.

24 de maio de 2022

Cieam reage a novo ataque contra a Zona Franca: ‘muita apreensão’

Bolsonaro determinou corte de 10% no Imposto de Importação de produtos comprados no exterior. Medida torna os importados mais atrativos e prejudica competitividade do PIM.

24 de maio de 2022