fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Hub brasileiro para inovação em big data é inaugurado nesta terça-feira

O hub de big data é um polo de conhecimento, tecnologia e inovação. É colaborativo e voltado para ações que integram métodos inovadores de tecnologia e ciência de dados.

23 de novembro de 2021

Compartilhe

Objetivo do projeto é o avanço no uso de big data e ciência de dados (Foto: Reprodução)

Fruto de uma iniciativa do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, o Hub Regional de Big Data sediado no Brasil será lançado nesta terça-feira (23) na XI Conferência de Estatística das Américas, realizada virtualmente pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Hub está sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordenará os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional. O projeto foi formalizado por um memorando de entendimento entre o IBGE e o Departamento de Estatísticas da ONU, em abril de 2021. Interessados em participar do projeto podem enviar email para ungphub@ibge.gov.br.

“Big data é uma realidade, e ciência de dados é uma das áreas mais importantes neste contexto. O Hub Regional no Brasil, com os seus projetos e as suas atividades, irá incrementar a integração dos setores do IBGE e dos parceiros institucionais da América Latina e do Caribe através de compartilhamento de conhecimento e inovação”, observa a Coordenadora-Geral da ENCE, Maysa de Magalhães.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data e ciência de dados para melhorar a produção de estatísticas oficiais. Com isso, visa o fortalecimento dos laços e a promoção da cooperação entre produtores de estatísticas oficiais da região, com apoio na troca de experiências e conhecimentos, promovendo um maior contato e integração entre produtores e usuários regionais e aumentando o aproveitamento do conhecimento gerado.

Para a coordenadora do projeto, Andrea Diniz, trata-se de “um marco na produção de estatísticas oficiais na América Latina e Caribe, porque vai alavancar o uso dessa fonte alternativa (big data) na região”. Isso, segundo ela, “pode ampliar ou mesmo garantir a produção de estatísticas oficiais sob cenários restritivos, como o que ainda vivemos, com a pandemia de Covid-19.”

O acordo entre o IBGE e a Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) para a implementação da proposta foi assinado no dia 8 de abril deste ano. Além do Brasil, outros três países também integram o projeto com hubs regionais: China, Ruanda e Emirados Árabes Unidos.

Hub brasileiro vai atuar em quatro frentes

O hub de big data é um polo de conhecimento, tecnologia e inovação. É colaborativo e voltado para ações que integram métodos inovadores de tecnologia e ciência de dados no uso de big data. Em sua fase inicial, o Hub Regional no Brasil vai atuar em quatro linhas de ação, sem descartar a inclusão de outras atividades ou projetos no médio e no longo prazos. São elas:

– Fortalecimento de laços e promoção da cooperação entre produtores de estatísticas oficiais na América Latina e Caribe;

– Promoção da formação e fomento do interesse de jovens estatísticos da região sobre o uso de big data em estatísticas oficiais;

– Desenvolvimento de pesquisa sobre o uso de big data em estatísticas oficiais e temas relacionados;

– Organização de seminários e conferências sobre o uso de big data em estatísticas e geociências.

“Estar sediado no IBGE, um dos poucos Institutos na América Latina e Caribe que já está produzindo estatísticas oficiais com base em big data, pode facilitar a cooperação e a consolidação da prática na região”, conclui Andrea Diniz.

Fonte: IBGE

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022

Veja quais são as novas regras para atendimento nas agências do INSS

Novas regras passam a valer a partir da segunda-feira (4). Mudança inclui a determinação de que as agências fiquem abertas na semana, por seis horas diárias, sem interrupção.

30 de junho de 2022

Polo de Duas Rodas confirma projeção de crescimento no AM em 8% para 2022

Abraciclo e Sedecti realizaram encontro para discutir projetos de melhorias e fortalecimento do Polo de Duas Rodas instalado na Zona Franca de Manaus e que terá crescimento.

30 de junho de 2022

Transportadoras fluviais de cargas do AM podem entrar em greve por 10 dias

Sindarma afirma que uma possível paralisação das transportadoras também iria afetar o abastecimento das cargas nos estados vizinhos do Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

30 de junho de 2022