fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

ZFM: Lideranças políticas e empresariais formulam carta pelo povo do AM

Omar Aziz sugere que políticos proponham ao governo federal a retirada imediata de produtos que possuem PPBs do decreto que reduz o IPI, o que inclui produtos da ZFM.

28 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Reunião foi convocada pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Foto: Reprodução)

Lideranças políticas e empresariais do Amazonas se reuniram na manhã desta segunda-feira (28), em Manaus, para elaborar soluções técnicas que possam anular os efeitos do decreto presidencial, publicado na última sexta-feira (25), que reduz a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% e ameaça a existência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A reunião, que foi encerrada por volta de 12h30, aconteceu a portas fechadas no Palácio Rio Branco, Centro Histórico, foi convocada pelo prefeito David Almeida (Avante).

Além de David Almeida, também participam do encontro o senador Omar Aziz (PSD); o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PSD); os deputados federais Delegado Pablo (União Brasil) e Bosco Saraiva (SDD); o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB); o presidente da Câmara Muninicipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante); presidente da Associção Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto; além de representantes das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e do comércio do estado.

Minutos antes da reunião, em pronunciamento à imprensa, o senador Omar Aziz sugeriu que o grupo proponha ao governo federal a retirada imediata do decreto dos produtos que possuem Processos Produtivos Básicos (PPBs), o que inclui os produtos da ZFM.

“Uma [proposta] é a gente dar um diferencial de crédito presumido para quem tem PPB. Outra é retirar todos os produtos, desta linha de corte de 25% daqueles produtos que tem PPB. Quem produz na Zona Franca tem um diferencial muito grande, tem critérios e obrigações para produzir. É diferente de você chegar em São Paulo, montar uma empresa e acabou. Aqui não. Não tem uma empresa aprovada aqui que não tenha o PPB. Não é [retirar] os produtos da ZFM, é [retirar] aqueles que tenham PPBs porque isso serve para hoje, para amanhã e para depois de amanhã”, defendeu.

Além das propostas que serão elaboradas em parceria com os setores produtivos, encaminhe ao presidente Bolsonaro (PL) uma Carta Aberta do povo do Amazonas.

“Eu faria uma Carta Aberta ao presidente da República mostrando a ele, ponto a ponto, o que pode significar esse decreto para nós, sem politizar e liderados pelo governador do Amazonas e pelo prefeito de Manaus. É uma carta mostrando e pontuando o que significam e quais são as propostas que nós temos”, declarou o senador.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Wilson Lima anuncia investimentos de quase R$ 25 milhões para CT&I

Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), os recursos serão aplicados em sete editais, sendo seis inéditos, de programas de apoio a pesquisas científicas.

26 de maio de 2022

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022