fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Eleições devem impulsionar setor imobiliário do Amazonas em 2022

Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas estima que período eleitoral alavanque setor de obras públicas, gerando crescimento ao setor; este ano, subiu 15%.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

Ademi prevê que eleições impulsionem construção e ‘segurem’ o setor (Foto: Divulgação)

As eleições de 2022 poderão impulsionar a ocorrência de obras públicas e impactar, positivamente, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil, do estado, no próximo ano. A previsão é do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), Albano Máximo.

A projeção otimista é baseada nos índices positivos registrados pelo setor imobiliário em 2021, com faturamento de R$1,1 bilhão e crescimento de 15% em relação a 2020. O presidente enfatiza que ainda que as vendas no setor de construção reduzam, nos próximos meses, o setor de obras públicas deverá despontar em execuções, contribuindo para o avanço do segmento.

“Talvez as vendas no setor de construção diminuam, mas teremos um setor de obras públicas muito atuante graças à eleição. Muitas obras serão feitas em 2022, gerando emprego e impactando na construção civil. Esse cenário dará estabilidade ao PIB de 2022”, comentou.

Crescimento após pandemia

O presidente destaca que o segmento imobiliário, no estado, reagiu e conseguiu superar os impactos negativos decorrentes da pandemia da Covid-19. Outro entrave enfrentado pelo setor que também foi vencido foi a interrupção nas análises e aprovações de processos por parte dos órgãos públicos de meio ambiente. Máximo afirma que a situação foi normalizada.

“Hoje, conseguimos alavancar vários lançamentos na cidade. Devido a pandemia, um trimestre foi praticamente perdido. Com tudo isso o segmento reagiu e conseguiu superar o nível nacional”.

Mudanças nas taxas de juros

A taxa básica de juros, a Selic, chegou ao piso histórico de 2% em agosto de 2020 devido à crise gerada pela Covid-19, barateando os juros dos financiamentos. Porém, desde março de 2021 o Banco Central promove uma série de altas na Selic, que atualmente está em 9,25%.

Máximo afirma que a situação preocupa o segmento. A alta dos juros eleva o preço final do imóvel e das prestações.

“Bancos e agentes financeiros querem recompor as margens. Estamos atentos”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Nova Lei das Filas já autuou 41 estabelecimentos no Amazonas

Norma regula o tempo para atendimento ao cidadão, de no máximo até 50 minutos em estabelecimentos bancários, concessionárias públicas de água, luz e telefone e outros.

14 de agosto de 2022

Dia dos Pais: entenda origem da comemoração no Brasil e no mundo

Inicialmente, a data era 16 de agosto, quando a Igreja celebra São Joaquim, pai de Maria. O dia dedicado ao santo mudou, mas o oitavo mês fez sucesso entre os comerciantes.

14 de agosto de 2022

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022