fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Prefeitura estabelece normas para armar Guarda Municipal em Estatuto

O servidor que tiver problemas com drogas ou portar a arma com trajes civis, sem o cuidado de esconder o objeto, estará sujeito à sanções disciplinares.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

Estatuto foi publicado no Diário Oficial (Foto: Divulgação)

A lei que oficializou o armamento das guardas municipais gerou bastante polêmica em várias cidades do país e não foi diferente em Manaus. No entanto, após o aval federal e estadual, uma Lei Municipal também autorizou o uso de armas pelos guardas da capital amazonense,

No entanto, algumas atribuições e ressalvas foram condensadas em um documento, o Estatuto da Guarda Municipal de Manaus, que foi publicado hoje (22), no Diário Oficial do Município (DOM).

O descumprimento de algumas medidas irá colaborar para a suspensão ou até o cancelamento do documento que autoriza o porte de arma ao servidor municipal.

O porte de arma de fogo será concedido ao guarda municipal que comprovar a realização e aprovação no treinamento técnico, teórico e prático.

Além disso, o artigo 39 do Estatuto diz que o porte de arma de fogo é pessoal, intrasferível e revogável a qualquer tempo pela Prefeitura de Manaus.

Suspensão do porte de arma de fogo

O porte de arma de fogo poderá ser suspenso quando o guarda for flagrado alcoolizado ou sob o efeito de outra substância entorpecente, portando arma de fogo ou munição; estiver afastado do serviço em razão de licença médica por período superior a 180 dias consecutivos; for diagnosticado com anormalidade psicológica; estiver readaptado temporariamente das funções; utilizar arma de fogo ou munição da Prefeitura em atividade fora do ambiente de trabalho; entre outros.

Além disso, o porte de arma de fogo ainda poderá ser suspenso mediante recomendação da Corregedoria ou em cumprimento à determinação judicial.

O superintendente da Guarda Municipal poderá recolher o documento de identidade funcional do guarda municipal quando houver exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria ou falecimento.

Cancelamento do porte de arma de fogo

Caso o guarda municipal for considerado responsável em processo administrativo pela ocorrência de furto, roubo, extravio, perda ou danos na arma de fogo ou munição, o porte de arma de fogo será cancelado.

Infração média

O guardo municipal que postar arma de fogo, estando em trajes civis, sem cuidado de ocultá-la, está sujeito à infração disciplinar de natureza média.

Porte permanente

O porte de arma de fogo funcional permanecente contemplará o servidor encarregado pela Reserva de Armamento e Munição, os guardas municipais pertencentes ao efetivo da Corregedoria e da Ouvidoria e aqueles que realizarem a segurança de autoridades e dignitários.

Clique AQUI para acessar o documento com o estatuto da Guarda Municipal de Manaus.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid mata 4x mais crianças de 0 a 4 anos no Brasil que maiores que 5

Oficialmente, o Brasil registrou 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos. Faixa etária já pode ter atingido 3.249 óbitos e 92.837 internações desde o início da pandemia.

23 de janeiro de 2022

Exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório

A medida, sancionada pelo governador Wilson Lima, orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens da vitamina no corpo.

23 de janeiro de 2022

Belém adia volta presencial às aulas na rede pública de ensino

Decisão foi tomada após a identificação de casos de síndromes gripais entre trabalhadores da educação. Aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24) de forma remota.

23 de janeiro de 2022

Fiocruz Amazônia realiza evento pelo mês da Visibilidade Trans

O evento reforça a necessidade de respeito ao movimento trans e a importância da promoção de cidadania entre mulheres e homens travestis e transexuais.

23 de janeiro de 2022

Roteirista da Turma da Mônica, amazonense Romahs lança obra sobre felinos

Livro “Todos os meus gatos de volta” conta uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos.

23 de janeiro de 2022

Novo Centro de Testagem realizou exames em mais de 10 mil pessoas

Do dia 19 de janeiro até este sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos.

23 de janeiro de 2022

ANAC dá primeira autorização para entrega comercial usando drones

Empresa contemplada foi a companhia Speedbird. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. Autorização contempla áreas rurais e urbanas.

23 de janeiro de 2022

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

Voluntários em São Paulo e Salvador que receberam doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em um intervalo de seis meses antes do início do estudo.

23 de janeiro de 2022